17 de julho de 2024

CACELLAIN OLIMPÍADAS COPA DO MUNDO JOGOS AO VIVO

Olimpíadas, Prognósticos, palpites de futebol ESCALAÇÕES E NOTÍCIAS, Prognósticos, palpites de futebol ESCALAÇÕES E NOTÍCIAS Blog do Apostador on-line, dedicado a dicas das melhores casas de apostas, prognósticos e palpites de partidas de futebol no Brasil e Mundo

Cursos de Formação em Aviturismo em Unidade de Conservação e em Comunidades Tradicionais são destaques no mês do meio ambiente em Bonito – Prefeitura Municipal de Bonito

7 min read

A Prefeitura Municipal de Bonito, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico e Instituto Mamede de Pesquisa Ambiental e Ecoturismo realizou entre os dias 10 a 16 de junho/2024 dois cursos de Formação em Aviturismo, como parte do Programa de Qualificação para o Turismo, que está previsto dentro do Plano Estratégico de Gestão e Marketing do Turismo.

Com o objetivo de capacitar a comunidade local e os profissionais do setor turístico, o curso abordou temas como a identificação de aves, técnicas de observação, preservação do meio ambiente e a importância do aviturismo para o desenvolvimento sustentável da região. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações da Prefeitura para promover o ecoturismo e valorizar a rica biodiversidade local.

Dois públicos foram atendidos por estas iniciativas: a comunidade do distrito do Águas do Mirandacom 20 participantesnos dias 10 a 13 de junho eosCondutores de Visitantes do Parque Nacional da Serra da Bodoquena com 20 participantes nos dias 14 a 16 de junho.Durante o curso, os participantes tiveram a oportunidade de explorar a diversidade de aves presentes no Distrito Águas do Miranda e no Parque Nacional da Serra da Bodoquena, locais reconhecidos pela sua riqueza em fauna e flora. Condutores do Parque Nacional da Serra da Bodoquena e os guias de pesca do distrito Águas do Miranda compartilharam seus conhecimentos sobre os melhores pontos de observação e as peculiaridades das espécies endêmicas da região.

O Diretor de Turismo Elias de Oliveira Francisco agradeceu a colaboração de todos os envolvidos na organização e realização do curso, ressaltando a importância de iniciativas como essa para a promoção do turismo sustentável em Bonito. “Estamos comprometidos em continuar investindo em ações que valorizem nosso patrimônio natural e promovam o desenvolvimento econômico de forma sustentável. A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico segue empenhada em desenvolver e apoiar projetos que integrem a comunidade e promovam a conscientização ambiental, reafirmando seu compromisso com a preservação dos recursos naturais e o fortalecimento do turismo ecológico na região” destacou.

Maristela Benites, diretora e instrutora do Instituto Mamede de Pesquisa Ambiental e Ecoturismo, considera que compartilhar experiências e vivências tornam o aprendizado mais efetivo assim como observar aves livres em seu ambiente natural, reforça a compreensão de que nossa maior potência é a biodiversidade, seja para fins sociais, ambientais e econômicos. Portanto, o turismo de observação de vida silvestre, o qual contempla a observação de aves, promove interação qualificada com a natureza, respeito aos territórios, educação ambiental e provoca novos olhares e encantamento pela biodiversidade.

Considerando os públicos atingidos, para a juventude participante e pescadores da Comunidade Águas do Miranda o curso trouxe inspiração para a atuação profissional na perspectiva de sustentabilidade. Para os condutores de visitantes em Unidade de Conservação (Parque Nacional da Serra da Bodoquena), a atuação em aviturismo representa a oportunidade de fortalecer agentes de conservação do parque que podem ampliar a proteção efetiva da unidade. Assim, conhecer mais as aves e a biodiversidade contribuem para aumentar sua defesa.

O Parque Nacional da Serra da Bodoquena e o ICMBioparceiros nessa iniciativa representado pelo Diretor do Parque Sandro Pereira, considera importantíssima a atividade de Observação de Aves e o Aviturismo, visto que é uma atividade que se alia à conservação ambiental e a proteção das paisagens (a quantidade e diversidade de pássaros é muito maior nas áreas protegidas). “Sempre incentivamos e vamos apoiar as ações de capacitação e treinamento dos nossos Condutores e esperamos que em um futuro próximo tenhamos ainda mais especialistas em Observação de Aves, lembrando que já temos em nossa região grandes nomes deste setor, ocurso realizado pelo Instituto Mamede foi excelente e certamente vamos ter outros.

Os relatos dos participantes colaboram com esta percepção.

“O curso para mim foi muito importante porque tive professoras maravilhosas, Maristela e Simone, competentes e muito centradas. Aprendi a importância de cada ave e agora consigo identificar algumas espécies pelo canto. Dizer o que mais gostei do curso é difícil, pois gostei de tudo e foi muito proveitoso. Só tenho a agradecer às professoras, à prefeitura de Bonito e à escola de Águas do Miranda, onde foi realizada a parte teórica do curso. Em breve serei uma guia de observação de pássaros pois estou colocando em prática tudo que aprendi. Só tenho a agradecer a todos. Que venha mais curso e muitos observadores para nossa comunidade. Somos privilegiados por morarmos em um lugar tão rico de natureza. ” (Ana Moreira, guia de pesca em Águas do Miranda).

“Quero agradecer a todos pela a oportunidade de conhecer novas pessoas, espécies de aves e pelo privilégio de adquirir conhecimentos de qualidade. Que cada vez mais pessoas tenham acesso ao aviturismo. Agora quero praticar cada vez mais. Obrigado Maristela Benites, Simone Mamede, Secretaria de Turismo, Desenvolvimento Econômico e ICMBio. #gratidão. ” (Antônio Pereira, condutor de visitantes do ParNa da Serra da Bodoquena).

“Foi lindo demais pessoal! Sou muito grato por ter tido a oportunidade de passar estes dias respirando passarinhos com vocês, um grupo de alto astral maravilhoso. Obrigado a vocês pelas trocas e aprendizados!Um agradecimento especial à Maristela Benites e Simone Mamede, admiro demais o trabalho de vocês, a energia contagiante e os conhecimentos profundos sobre o universo das aves. Na expectativa para nosso próximo encontro! ” (Guilherme Dalponti, condutor de visitantes do ParNa da Serra da Bodoquena).

“Meio dia de curso com mais 70 espécies de aves identificadas! A prefeitura acertou em cheio a parceria com o Instituto Mamede!Esse curso é essencial para quem está inserido no ecoturismo.Esperando ansioso por outros cursos porque o Instituto Mamede tem muito a contribuir com a Serra da Bodoquena! Obrigado demais Maristela e Simone pelo conhecimento passado de forma tão apaixonante! ” (Arthur Hiroshi Hara, condutor de visitantes do ParNa da Serra da Bodoquena).

“Gostaria de expressar meu mais profundo agradecimento pelo privilégio de ter participado do curso de Aviturismo em Unidade de Conservação. A experiência foi verdadeiramente transformadora, proporcionando um aprendizado valioso e uma nova perspectiva sobre a importância da conservação ambiental.Gostaria de destacar o papel fundamental das palestrantes Simone Mamede e Maristela Benites, cujas aulas e orientações foram de extrema importância. A paixão e o conhecimento demonstrados por ambas durante todo o curso foram inspiradores e motivadores, tornando o aprendizado ainda mais enriquecedor. As atividades práticas e saídas a campo, organizadas com tanto cuidado e profissionalismo, permitiram uma imersão completa no fascinante mundo da observação de aves e na importância das Unidades de Conservação. Essas experiências práticas reforçaram a importância da preservação da biodiversidade e do turismo sustentável. Reitero meus sinceros agradecimentos a todos os participantes, ao Parque Nacional da Serra da Bodoquena/ICMBio e Prefeitura de Bonito-MS e espero poder aplicar os conhecimentos adquiridos em futuras iniciativas de preservação e educação ambiental, contribuindo para a valorização e proteção da nossa biodiversidade.” (Giane Karin, condutor de visitantes do ParNa da Serra da Bodoquena).

E importante, mostra um novo caminho para a o meio de trabalho, renda para a população do distrito, assim é uma nova forma de turismo, que não dependerá só da pesca, e poderá conciliar essas duas categorias de turismo, pois a observação de aves vem crescendo cada vez mais. Além de apreciar, cuidar, valorizar cada vez mais a nossa preciosa natureza. As nossas tutoras Simone Mamede e Maristela Brites, são incríveis super dedicadas em passar seus conhecimentos, ensinam muito, com uma facilidade, profissionais que deixa todos de boca aberta com as suas capacidades, técnicas,  e um conhecimento vasto sobre as aves , das mais diversas formas que se possa imaginar.  Muito grata por ter a honra de participar, desse curso com essas MULHERES SENSASIONAIS, poder aprender não só sobre pássaros mas também sobre o respeito às pessoas, a natureza, a beleza em tudo, que nós não reconhecíamos com os nossos próprios olhos. (Du Carmem Goulart – estudante do ensino médio de Águas do Miranda).

O Instituto Mamede agradece a oportunidade e a todos os participantes, à prefeitura municipal de Bonito, especialmente a secretaria municipal de turismo, promotora do programa de qualificação para o turismo, à gestão e equipe do Parque Nacional da Serra da Bodoquena e à Escola Municipal Rural Professor Francisco Anísio Correa Ferreira.

O Programa de Qualificação para o Turismo foi criado em 2022, pela Prefeitura Municipal de Bonito, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico em parceria com diversas instituições. Para maiores informações sobre os cursos que estão com inscrições abertas, ligar nos telefones: (67)9.9208-9197 e (67)3255-2160.

Não perca