15 de julho de 2024

CACELLAIN OLIMPÍADAS COPA DO MUNDO JOGOS AO VIVO

Olimpíadas, Prognósticos, palpites de futebol ESCALAÇÕES E NOTÍCIAS, Prognósticos, palpites de futebol ESCALAÇÕES E NOTÍCIAS Blog do Apostador on-line, dedicado a dicas das melhores casas de apostas, prognósticos e palpites de partidas de futebol no Brasil e Mundo

Agência Minas Gerais | Mineirão completa 500 jogos pós-reforma nesta quarta-feira (19/6)

3 min read

Um dos espaços mais simbólicos do futebol brasileiro, o Mineirão, completa, nesta quarta-feira (19/6), 500 jogos desde sua reforma para a Copa do Mundo de 2014. O período, conhecido como Novo Mineirão, marca a fase moderna do maior estádio de Minas Gerais e o quinto maior do país, que é administrado por uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo de Minas Gerais e a Concessionária Minas Arena. O contrato tem vigência de 27 anos.

Desde a celebração da PPP em 2010, o Mineirão passou por uma série de reformas, ampliando e diversificando sua área de utilização para o público, como a esplanada, estacionamentos, espaço para lojas e cobertura do estádio.

Também houve a modernização e revitalização da fachada e estrutura interna, instalação de painéis solares, placares eletrônicos e a reforma das arquibancadas e vestiários.

No período pós-reforma, o estádio recebeu cerca de 12,5 milhões de pessoas, número que supera a população de Portugal. A média de público do Novo Mineirão é de 30 mil torcedores por jogo – descontando as partidas sem público devido à pandemia da covid-19, entre 2020 e 2021. O valor representa quase o dobro do que era registrado antes das intervenções, com 16 mil visitantes por partida. A capacidade atual é de 62 mil pessoas.

Para o secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), Pedro Bruno, a PPP tem apresentado resultados positivos. “A concessão do Mineirão demonstra uma gestão eficiente de recursos, permitindo a manutenção e a modernização do estádio sem sobrecarregar os cofres públicos”, destaca.

Competições

Após a conclusão das obras, o Cruzeiro entrou em campo em praticamente duas a cada três partidas do Gigante da Pampulha.

Já considerando o duelo desta quarta (19/6), pelo Campeonato Brasileiro, a Raposa soma 320 partidas como mandante, incluindo quatro jogos da equipe feminina e três do time sub-20. O Atlético atuou no Mineirão 142 vezes como mandante desde 2013 e o América, três.

Principal casa da seleção brasileira masculina na era dos novos estádios do país, o Mineirão recebeu o Brasil em sete oportunidades, entre Copa das Confederações, Copa do Mundo, Copa América, Eliminatórias e um amistoso. A seleção feminina jogou uma vez, pelos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

As competições internacionais fizeram com que o Gigante recebesse 19 jogos de seleções de outros países, no masculino e no feminino.

O Mineirão, ao mesmo tempo, não esqueceu suas raízes e abriu as portas para outras seis partidas de equipes do interior de Minas, além da decisão da inédita Supercopa Rei de 2024.

Histórico

O Estádio Governador Magalhães Pinto, conhecido como Mineirão, foi inaugurado em 1965. Faz parte do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, projetado por Oscar Niemeyer, tombado como Patrimônio Cultural de Belo Horizonte em 2003, e reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela Unesco no ano de 2016.

Com os 500 jogos de sua fase moderna, a casa do futebol mineiro chega a 3.886 partidas realizadas. O número total de gols é de 10.582.