17 de julho de 2024

CACELLAIN OLIMPÍADAS COPA DO MUNDO JOGOS AO VIVO

Olimpíadas, Prognósticos, palpites de futebol ESCALAÇÕES E NOTÍCIAS, Prognósticos, palpites de futebol ESCALAÇÕES E NOTÍCIAS Blog do Apostador on-line, dedicado a dicas das melhores casas de apostas, prognósticos e palpites de partidas de futebol no Brasil e Mundo

Sábados Musicais recebe o show Estradas Dentro

2 min read

João Paulo Sardinha


Fundação Cultural Cassiano Ricardo

*Colaborou a estagiária Bruna König

O Cine Teatro Benedito Alves recebe neste sábado (1), às 20h, a banda – Tukum Bando de Criação, com o show “Estradas Dentro”.

A apresentação, que integra o projeto Sábados Musicais, é gratuita com ingresso solidário de um pacote de trigo ou fubá, que será destinado ao Fundo Social de Solidariedade. É necessário fazer a reserva de ingresso no site.

As canções do álbum possuem distintas atmosferas e são repletas de poesia, filosofia, autoconhecimento, relação com a natureza e reflexões sobre a sociedade em que vivemos. No espetáculo autoral, as canções são intercaladas com performances de dança contemporânea, poesias faladas e músicas do primeiro álbum do grupo.

Inspirados pelos mestres Zé Celso e Amir Haddad, o Tukum acredita que teatro é ritual, música é ritual, e que as artes têm um papel fundamental no caminho de recuperação da dimensão ritualística da vida. A obra aqui proposta convida o espectador para uma experiência imersiva, sensorial e imagética, criando uma atmosfera convidativa para um estado de conexão com o presente e com o fluxo da vida que vive em nós.

O show, viabilizado por recursos do Proac (Programa de Ação Cultural), é realizado pela Prefeitura de São José dos Campos e pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

O grupo

Tucum é uma palmeira comum da Amazônia, que se tornou um símbolo de amizade, pactos amorosos e das lutas por libertação. O fio de tucum é muito resistente e dificilmente consegue ser partido. Este é o símbolo da cultura popular brasileira escolhido para nomear este Bando de Criação.

O grupo, formado por três artistas interdisciplinares, se dedica a pesquisar um dos marcos da arte na contemporaneidade: o esmaecimento das fronteiras entre as diferentes expressões artísticas. O bando é formado pelo paranaense Flávio Pacato e pelos cariocas Bruno Olivieri e Luísa Pitta. O primeiro é cantor, ator e performer; Bruno é músico, ator, diretor artístico e poeta; Luísa é cantora, atriz, bailarina e coreógrafa; e os três são compositores. A estética do Tukum é resultante da combinação das múltiplas trajetórias de seus integrantes, o que imprime uma característica muito própria em suas criações. Os três se conheceram trabalhando em um projeto itinerante de teatro que viajava por todo o Brasil, então começaram a compor juntos e quando perceberam, o grupo já tinha nascido. As viagens constantes e a vida nômade inspiraram uma série de canções autorais, que se transformaram no primeiro álbum do grupo, intitulado “22 dias a pé”.

Serviço

Cine Teatro Benedito Alves
Rua Rui Dória, 935 – Centro


MAIS NOTÍCIAS

Fundação Cultural Cassiano Ricardo