21 de junho de 2024

CACELLAIN OLIMPÍADAS COPA DO MUNDO JOGOS AO VIVO

Olimpíadas, Prognósticos, palpites de futebol ESCALAÇÕES E NOTÍCIAS, Prognósticos, palpites de futebol ESCALAÇÕES E NOTÍCIAS Blog do Apostador on-line, dedicado a dicas das melhores casas de apostas, prognósticos e palpites de partidas de futebol no Brasil e Mundo

Alunas do IFSP conquistam 1º lugar em feira internacional no México – IFSP

2 min read

Projeto de auxílio a acamados é desenvolvido desde 2023 no Campus Campinas

Isadora Alves dos Santos e Maira Beatriz Linhares trouxeram para o Campus Campinas do IFSP o 1º lugar na participação na Feira Internacional de Inovação, Ciência e Tecnologia, realizada na cidade de Juchitán de Zaragoza, Oaxaca, no México, entre os dias 28 e 30 de maio. Com a conquista, o projeto de auxílio a acamados recebeu uma credencial para participar do International Creativity & Innovation Award (ICIA), em 2025.

As alunas do Técnico em Eletrônica integrado ao ensino médio desenvolvem, desde 2023, o projeto Aid Tech! Dispositivo microcontrolado de auxílio a acamados utilizando o Protocolo de Manchester. O protocolo é utilizado para a triagem de pacientes com intuito de atendimento em hospitais. A motivação do projeto foi a dificuldade identificada em pessoas acamadas e em idosos para pedir atendimento aos seus cuidadores fora de ambientes hospitalares.

Segundo as estudantes, em 2017, estavam cadastrados 32 mil cuidadores de idosos junto ao Ministério do Trabalho. Estima-se que, em 2050, o número de idosos deve ultrapassar 40 milhões, e o número de pessoas que necessitarão de ajuda está estimado em 49 milhões de pessoas. Os números justificam a importância do dispositivo, que é portátil e indicado para uso domiciliar de acamados e idosos. Seu custo médio é de R$ 250. Veja aqui como funciona o Aid Tech!

Isadora Santos falou sobre a importância dessa experiência para sua vida acadêmica. “A oportunidade de compartilhar nosso trabalho, receber feedback construtivo e trocar conhecimentos com outros estudantes de diferentes culturas foi enriquecedora e inesquecível. O entusiasmo demonstrado pelo público ao receber nosso projeto também foi emocionante”, contou. As alunas destacaram o apoio recebido pelo IFSP e pelo Conselho Federal dos Técnicos (CFT), instituição que financiou a participação delas no evento por meio de um acordo de cooperação junto à Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI.UFSCar) com a parceria da Agência de Inovação do IFSP.

Agora, as pesquisadoras se preparam para participarem do International Creativity and Innovation Award (ICIA) em 2025, que será realizado na Ásia.

Mulheres nas Ciências

O professor Edson Anicio Duarte, que acompanhou as alunas na viagem, destacou que a pesquisa desenvolvida pelas alunas reforça o trabalho do Campus Campinas de incentivo à participação das mulheres nas Ciências. Edson também apontou a importância da estrutura oferecida aos pesquisadores por meio do Centro de Pesquisa e Inovação (Cepin) de Tecnologias Educacionais do campus, o qual proporciona um espaço dedicado à pesquisa, ao desenvolvimento e à aplicação de novas soluções, integrando alunos e pesquisadores. Com um ambiente altamente colaborativo e tecnologicamente avançado, o centro visa fomentar o desenvolvimento de projetos integrados dos diversos níveis da educação básica e superior.