19 de junho de 2024

CACELLAIN OLIMPÍADAS COPA DO MUNDO JOGOS AO VIVO

Olimpíadas, Prognósticos, palpites de futebol ESCALAÇÕES E NOTÍCIAS, Prognósticos, palpites de futebol ESCALAÇÕES E NOTÍCIAS Blog do Apostador on-line, dedicado a dicas das melhores casas de apostas, prognósticos e palpites de partidas de futebol no Brasil e Mundo

Festival de Artes de Nova Iguaçu tem sarau e exposições a partir desta quinta-feira (16)

2 min read

Festival de Artes de Nova Iguaçu tem sarau e exposições a partir desta quinta-feira (16)




A Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG) divulgou os próximos eventos do Festival de Artes da cidade. A agenda da semana conta com sarau literário e duas mostras de artes visuais. As atividades são gratuitas.

Nesta quinta-feira (16), o escritor e cineasta iguaçuano Marçal Vianna apresenta o Sarau do Marçal na Escola Estadual Mestre Hiram, na Rua Paiva Teixeira, nº 10, no Centro, a partir das 15h. Ele, que é autor de roteiros de filmes premiados como “Neguinho” e “Deus não deixa”, além dos livros “Veredas fluminenses” e “Dramaturgias em oficina”, fará uma leitura dramatizada do texto e depois irá comparar a cena lida com a cena gravada para o cinema.

Na sexta-feira (17), duas exposições prometem prender a atenção do público. O artista visual Everaldo Pinto da Silva Junior apresenta sua mais nova obra, “Você tem fome de quê?”. Trata-se de instalação criada com o objetivo de chamar a atenção do público em geral para o local onde está inserida, na Rua João Ferreira Pinto, nº 606, no bairro Ponto Chic entre as ruas Zurique e Zingaro. O artista trabalhou como montador de arte, arte-finalista e ilustrador e participou do grupo Artes nos Muros do Metrô – RioArte, além de ter frequentado a Escola de Artes Visuais do Parque Lage. A exposição vai até o dia 19 de maio, sempre das 18h às 22h.

Também na sexta-feira, o rapper Átomo “Pseudopoeta”, cria do Morro Agudo, levará a exposição “Ôbskuruz” à Sala de Leitura Fenig. Trata-se de obras inspiradas em criaturas míticas, místicas, fabulosas que vivem no vácuo entre a penumbra e a escuridão total. São desenhos carregados nos tons escuros que dão margem ao espectador de criar as mais diversas interpretações e sensações sobre os mesmos.

Esta é mais uma série gerada no imaginário peculiar e incomum do multiartista iguaçuano. São figuras de entidades híbridas que fazem referência aos anjos do apocalipse. Essas criaturas passeiam pela Terra com intuito de fazer justiça à diáspora africana, contra o colonizador europeu.

A abertura da exposição acontece às 18h. Nos demais dias, a mostra visual, que vai até 24 de maio, fica aberta das 14h às 20h. A Sala de Leitura Fenig fica no terceiro piso do Top Shopping, na Avenida Governador Roberto Silveira, nº 540, Centro.

O Festival de Artes é promovido pela Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG), com apoio da Secretaria Municipal de Cultura (SEMCULT). A programação semanal do Festival de Artes de Nova Iguaçu, que vai até 1º de junho, está em www.novaiguacu.rj.gov.br/fenig/festivaldeartes.