Jovens do Rio plantam 200 árvores em pontos estratégicos da Avenida Brasil – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
Posted onAuthorComentários desativados em Jovens do Rio plantam 200 árvores em pontos estratégicos da Avenida Brasil – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
Com o plantio, será possível absorver mais água da chuva, capturar o CO₂ da atmosfera e requalificar o espaço público – Laryssa Lomenha / JUVRio
Duzentos jovens do projeto Pacto pela Juventude participaram na manhã desta terça-feira (26/8) do primeiro Mutirão Verde, uma atividade pedagógica desenvolvida pela Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio), que ocupou a Avenida Brasil, principal via de circulação de carros e pessoas do Rio. A ação ecológica tem o objetivo de construir uma cidade com mais áreas verdes. As praças do Caju, Ramos, Irajá e Bangu receberam uma força-tarefa de jovens da trilha de sustentabilidade do Pacto pela Juventude e, também, professores, que realizaram o plantio de 200 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, como ingá, oiti, escumilha, pau-ferro, amora, pitangueira, acerola, jambo e pau-brasil.
No Mutirão Verde, os jovens foram orientados sobre a importância da regeneração ecológica por meio de uma atividade de cidadania ativa. Os participantes colaboraram com a criação de regiões alagáveis e arborizadas, melhorando o microclima de quem circula pela Avenida. Com o plantio, será possível absorver mais água da chuva, capturar o CO₂ da atmosfera e requalificar o espaço público. A ação integra a trilha de sustentabilidade do Pacto pela Juventude, que tem como missão formar jovens conscientes, prontos para transformar a cidade com soluções baseadas na natureza.
— Um movimento como esse é para que todo o Rio de Janeiro possa viver a qualidade de vida que o contato com a natureza nos traz. À distância, pode não parecer muita coisa, mas essa proximidade melhora na saúde mental, nos problemas respiratórios e faz com que as pessoas olhem para o lugar em que elas vivem e amem. Esses jovens fazem parte disso e estamos muito felizes em tocar essa missão — destacou a secretária da Juventude, Gabriella Rodrigues.
Ação marca o Mês da Juventude – Laryssa Lomenha / JUVRio
Essa atividade faz parte do Mês da Juventude, celebrado em agosto pela JUVRio. Colaboram com a atividade também a Secretaria Municipal de Conservação, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Ordem Pública, Fundação Parques e Jardins, a Comlurb, Secretaria Municipal de Ambiente e Clima e as Subprefeituras do Centro, Zona Norte e Zona Oeste. A aluna do Pacto pela Juventude, Ana Beatriz, de 24 anos, comentou como o plantio de árvores na via pode contribuir para uma mudança ambiental de impacto a longo prazo.
— É muito importante plantar ao lado da Avenida Brasil, por ser uma vida urbana. Aqui passam muitos ônibus, caminhões e carros que emitem CO₂ e essas árvores podem ajudar a nutrir o ar e substituir o oxigênio nesta região. O plantio dessas árvores também é uma forma de combater o racismo ambiental, em que locais periféricos são mais quentes porque não existem áreas verdes — disse a aluna do Pacto pela Juventude.
A Comlurb realizou a limpeza e deixou todas as praças preparadas para a ação e o plantio das mudas pelos jovens da força-tarefa. A Companhia manteve a equipe presente ajudando na ação em todos os pontos no dia.
A atividade será contínua. Os jovens do projeto seguirão mapeando áreas plantáveis para manutenção mensal dos mutirões em parceria com a Fundação Parques e Jardins, que já realiza esse trabalho. Assim, os alunos poderão levar a experiência para dentro das comunidades em que vivem, atuando no combate às ilhas de calor e contribuindo para sensibilização ambiental acerca da manutenção e regeneração da flora nativa para superação dos problemas climáticos e ambientais.
Reconhecido internacionalmente pelo Fórum da ONU de Nova York e do Y20, grupo de jovens dos países do G20, o Pacto pela Juventude já impactou 107.446 jovens em toda cidade do Rio, levando conhecimentos e práticas sustentáveis alinhadas com a Agenda 2030 da ONU para a juventude e seus pontos de contato, como família, vizinhos e amigos. O programa oferece bolsa de R$ 400 para que, ao longo de seis meses, jovens de 15 a 29 anos, muitos destes moradores de favelas do Rio, se tornem líderes e desenvolvam ações de impacto onde vivem.
Categoria:
26 de agosto de 2025
Marcações: Avenida Brasil Mês da Juventude Mutirão Verde Pacto pela Juventude
Por MRNews COnfira a programação da Globo hoje, 26/05/2024 e que horas começam os filmes de hoje. Domingo, 26/05/2024 04:00 Corujao I – O Terminal 05:45 Santa Missa 06:35 Globo Comunidade 07:05 Pequenas Empresas & Grandes Negócios 07:50 Globo Rural 09:10 Auto Esporte 09:40 Esporte Espetacular 13:00 Temperatura Máxima – Alita: Anjo De Combate 14:55 […]
Programa desenvolvido pelo IFSP na cidade de Santos inicia levantamento para conhecer condições de vida dos idosos Na última sexta-feira, 29 de novembro, o Programa Envelhecer nos Territórios, desenvolvido na cidade de Santos pelo IFSP, recebeu a visita do secretário nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Alexandre da Silva. A pasta, responsável pela iniciativa, é […]
Novo cronograma também adia o resultado preliminar da banca de heteroidentificação da 1ª chamada para matrícula para 12/02 A comissão central de processo seletivo do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) divulgou nesta quarta-feira, 11 de fevereiro, a Errata nº 01, alterando as datas de divulgação do resultado preliminar da 1ª chamada para matrícula e […]