14 de setembro de 2024

CACELLAIN OLIMPÍADAS COPA DO MUNDO JOGOS AO VIVO

Olimpíadas, Prognósticos, palpites de futebol ESCALAÇÕES E NOTÍCIAS, Prognósticos, palpites de futebol ESCALAÇÕES E NOTÍCIAS Blog do Apostador on-line, dedicado a dicas das melhores casas de apostas, prognósticos e palpites de partidas de futebol no Brasil e Mundo

Alunos do Campus Sertãozinho são campeões do Torneio Centauri de Foguetes – IFSP

2 min read

Equipe bate novo recorde nacional de lançamento de foguetes de garrafa PET atingindo a marca de 537,5 metros

A Equipe Aerospace, formada pelos estudantes Hendrus Santos de Souza e Hélio Vinícius Bizio Corrêa, ambos do 3º ano do curso Técnico em Química integrado ao ensino médio, foi campeã do 3º Torneio Centauri de Foguetes. O evento foi realizado no último dia 31 de agosto na cidade de Itapetininga, interior paulista. Pela primeira vez na história de competições de lançamento de foguetes de garrafa PET, um grupo atinge a marca dos 500 metros. 

A competição consistia em construir e lançar obliquamente foguetes a partir de uma base de lançamento, com o objetivo de alcançar a maior distância possível. O foguete, construído com garrafas PET (descartável ou retornável) pelos participantes, tem como combustível, para o nível 4, uma mistura de vinagre e bicarbonato de sódio em qualquer proporção. Cabe aos estudantes projetarem o foguete, aperfeiçoando sua aerodinâmica, estabilidade e massa, bem como melhorar a base de lançamento e a eficiência da reação propulsora.

Com a marca histórica de 537,5 metros, a equipe superou seu próprio recorde nacional, conquistado três vezes neste ano. Em maio, eles alcançaram 494,3 metros na Copa Sudeste de Foguetes, em Lavras-MG; no início de agosto, durante a 52ª Jornada Nacional de Foguetes, em Barra do Piraí-RJ, eles atingiram 494,7 metros.

O estudante Hendrus Santos destacou que o Torneio Centauri foi muito especial, principalmente pelo respeito, cuidado e admiração demonstrados pela comissão organizadora. “Agradeço pelo reconhecimento dos nossos esforços e por todo o carinho que recebemos durante o evento. Foi tudo muito bem feito e organizado, foi uma experiência única”, diz.

Para o professor de Física e orientador da equipe, Ailson Cunha, o resultado demonstra o trabalho, a dedicação e a consistência da equipe que, mais uma vez, superou suas próprias marcas, estabelecendo novos limites para o lançamento de foguetes.