13 de julho de 2024

CACELLAIN OLIMPÍADAS COPA DO MUNDO JOGOS AO VIVO

Olimpíadas, Prognósticos, palpites de futebol ESCALAÇÕES E NOTÍCIAS, Prognósticos, palpites de futebol ESCALAÇÕES E NOTÍCIAS Blog do Apostador on-line, dedicado a dicas das melhores casas de apostas, prognósticos e palpites de partidas de futebol no Brasil e Mundo

Sedest oferece capacitações gratuitas para empreendedores que buscam qualificação profissional

3 min read

O profissional interessado em se capacitar, aperfeiçoar e reciclar conhecimentos para o mercado de trabalho pode contar com o ‘Eu Posso Aprender’ da Prefeitura de João Pessoa. Todos os meses, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), responsável pelo programa, oferece diversos cursos profissionalizantes, de forma gratuita, para quem deseja se qualificar. Para participar, basta se inscrever previamente na sede da Sedest, localizada na Rua Diogo Velho, nº 150, no Centro.

Atuando há 10 anos no ramo da construção civil, o empreendedor Klercio Toscano procurou o programa ‘Eu Posso’ para captar crédito e fazer investimentos em máquinas e equipamentos para seu negócio. Ele descobriu o programa da Sedest pela televisão e resolveu fazer a inscrição.

“Achei muito bacana ter essas capacitações como parte integrante do programa. Porque todo empreendedor, todo profissional precisa se manter atualizado. E as palestras que eu assisti foram muito boas. Os professores são bem gabaritados, gostei bastante”, comenta.

A corretora de imóveis Carla Aparecida Honorato também participou das capacitações. Interessada em estruturar um novo negócio, ela procurou a Sedest e também se inscreveu no ‘Eu Posso’. “Fiquei sabendo do programa por uma amiga, que também está participando das capacitações. Eu vendo enxovais para recém-casados. Então, quero organizar um espaço na minha casa para oferecer mais conforto aos meus clientes”, explica.

Assim como Klercio Toscano, Carla Honorato também estava na expectativa para a aula de Comunicação e Venda. “Hoje, quem não está ambientado com Marketing Digital perde muitos negócios, independente da área. Então, estar antenada com as redes sociais é primordial”, destaca.

Há um ano, a jornalista Rayssa Aranha da Cruz decidiu empreender na área da gastronomia. “Eu faço biscoitos finos. Estou querendo alugar um espaço, porque minha casa já não comporta a produção”, conta.

Segundo Rayssa, a aula do educador financeiro Vittor Dias veio em ótimo momento. “Eu tinha noções de precificação, mas não trabalhava com metas. Depois de um tempo, o empreendedor tende a cair numa zona de conforto, de acomodação. Então, os conceitos que o professor passou na palestra foram muito importantes para estabelecermos metas e fazer o negócio crescer cada vez mais”, ressalta.

O diretor de Qualificação e Projetos da Sedest, Dante Tomei, explica que as capacitações do ‘Eu Posso Aprender’ procuram oferecer os conceitos-chaves para ajudar os empreendedores a tomarem melhores decisões dentro de seus negócios, bem como capacitar profissionais para o mercado de trabalho.

“Vemos muitos empreendedores errarem e chegam até a quebrar seu negócio por falta de conhecimento técnico na área”, ressalta. “Na aula de Precificação, por exemplo, procuramos orientar o empreendedor a cobrar por seus produtos e serviços de forma correta. Quando ele faz isso de forma assertiva, o negócio dele se multiplica. Nós mostramos os principais erros que a maioria dos empreendedores comete na hora de precificar. Então, conhecendo onde está errando, fica mais fácil de implementar as melhorias”, explica.

E para os profissionais que trabalham em empresas, o ‘Eu Posso Aprender’ oferece diversas capacitações que ajudam na requalificação profissional.  “O mercado de trabalho é extremamente exigente na hora de contratar, por isso é importante que as pessoas estejam preparadas profissionalmente na hora de uma oportunidade”, destaca Dante Tomei.