14 de julho de 2024

CACELLAIN OLIMPÍADAS COPA DO MUNDO JOGOS AO VIVO

Olimpíadas, Prognósticos, palpites de futebol ESCALAÇÕES E NOTÍCIAS, Prognósticos, palpites de futebol ESCALAÇÕES E NOTÍCIAS Blog do Apostador on-line, dedicado a dicas das melhores casas de apostas, prognósticos e palpites de partidas de futebol no Brasil e Mundo

Nugs do IFSP oficializa Grupo de Pesquisa no Diretório do CNPq – IFSP

2 min read

Grupo do Núcleo de Estudos sobre Gênero e Sexualidade contará com duas linhas de pesquisa

Dentre as diversas iniciativas do Núcleo de Estudos sobre Gênero e Sexualidade do IFSP (Nugs), consolidou-se recentemente o Grupo de Pesquisa — GP NUGS.

O GP NUGS, de caráter plural, reconhece a urgência das discussões acerca de gêneros e sexualidade e objetiva consolidar um espaço fluido para a troca de experiências, saberes e para construir conhecimentos pautados no respeito e no acolhimento à população LGBTQIAP+ e às mulheres. Os debates questionarão as noções e os agenciamentos homotransfóbicas, machistas e sexistas, visando contribuir com o fortalecimento da cidadania e da emancipação dos corpos com a promoção de políticas institucionais e políticas públicas de acolhimento e respeito. 

Comporão o GP as/os servidoras/es, estudantes e pessoas egressas do IFSP que integram o núcleo. O grupo tem ainda como finalidade comunicar experiências referentes ao contexto institucional e às relações que esse contexto estabelece com a realidade mais ampla que denunciam práticas de violência, especialmente contra mulheres e pessoas divergentes de gênero e construir materiais e recursos; bem como compreender as questões de gêneros e sexualidades, além de fomentar reflexões que tensionam as violências. 

As linhas de pesquisa articulam-se aos Grupos de Trabalho ativos no núcleo. São elas: 

LINHA 1 – Violências de gênero, relações de poder e desigualdades  

Busca desenvolver investigações que explorem a relação existente entre os diferentes tipos de violência exercidos tanto por ação quanto por omissão e as desigualdades político-sócio-históricas definidoras dos papéis de gênero e decorrentes do exercício da sexualidade em diferentes espaços. Com isso, objetiva-se não apenas identificar as autorias, as causas e as consequências do referido jogo de poder, mas também examinar o modo como ele é conduzido e se materializa em conflitos e tensões em diferentes interações sociais. São, portanto, temáticas possíveis desta linha de pesquisa: violência doméstica e familiar, violência obstétrica e ginecológica, ataques homofóbicos e transfóbicos, violência sexual, entre outras.

LINHA 2 – FormAÇÃO e estudos

A formação profissional em serviço e/ou sua pluralidade é intrínseca aos processos e às instituições educacionais. As ideias e os tensionamentos que atravessam as questões sobre gênero e sexualidade são múltiplas. Objetiva-se empreender esforços investigativos, sejam eles teóricos ou experienciais, para dar materialidade a atividades formativas possíveis, problematizando LGBTQIA+fobia, machismo, sexismo, violências e outros recortes.