14 de julho de 2024

CACELLAIN OLIMPÍADAS COPA DO MUNDO JOGOS AO VIVO

Olimpíadas, Prognósticos, palpites de futebol ESCALAÇÕES E NOTÍCIAS, Prognósticos, palpites de futebol ESCALAÇÕES E NOTÍCIAS Blog do Apostador on-line, dedicado a dicas das melhores casas de apostas, prognósticos e palpites de partidas de futebol no Brasil e Mundo

Conselho da Igualdade Racial dá posse a novos membros

3 min read

Cláudio Souza


Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos deu posse, nesta quinta-feira (27), aos novos membros do Compir (Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial).

São 20 titulares e 20 suplentes, representantes da Prefeitura e de entidades da sociedade civil organizada. O mandato é de três anos, até junho de 2027.

O conselho é um espaço de participação democrática que realiza diversas ações, como o acompanhamento, avalição e a fiscalização das políticas de promoção da igualdade racial no munícipio.

A Prefeitura mantém, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, a Assessoria de Políticas Públicas de Igualdade Racial, com ações e eventos ao longo de todo o ano.

Saudade. Homenagem a Carlão, ex-presidente do Compir /Foto: Adenir Britto/PMSJC

Emoção

Um dos momentos mais emocionantes da solenidade, que superlotou o auditório do 7º andar do Paço Municipal, foi a homenagem a Carlos Roberto da Silva, o Carlão, ex-presidente do Compir que morreu há um ano e que foi um dos responsáveis pela consolidação do Conselho.

A esposa e o filho dele receberam, sob aplausos e lágrimas de emoção e saudade, uma placa e flores.

Vez e voz

Conselheiros que tomaram posse pela primeira vez e outros que conquistaram novos mandatos destacaram a importância do colegiado para promoção da igualdade racial.

“O Conselho é fundamental para que os negros tenham vez e voz e para que possamos promover a igualdade racial em nossa cidade”, disse a professora de física do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), Sônia Guimarães, que é representante do segmento Movimento Negro e foi reeleita.

Ao tomar posse pela primeira vez, Sidney Reis, representante do segmento Capoeira, afirmou estar motivado para a nova missão.

“É um Conselho muito importante e estou muito animado para fazer um grande trabalho para que, juntos, possamos ajudar a cidade nesta questão tão importante”, destacou. 

O Conselho

O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial é atuante na cidade e tem como finalidade propor, em âmbito municipal, políticas de promoção da igualdade racial com ênfase na população negra, povos indígenas e outros segmentos étnicos.

É um órgão permanente e consultivo, de representatividade da igualdade racial e que é parceiro da Prefeitura para implementação das políticas de promoção da igualdade racial.

O Compir e todos os conselhos municipais são fundamentais para construção de uma cidade e uma sociedade mais justas e igualitárias, com mudanças que melhorem a vida das pessoas, principalmente de quem mais precisa.

Afinal, como disse o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama em frase citada na solenidade de posse dos novos membros do Compir, “a mudança não virá se esperarmos por outra pessoa ou outros tempos. Nós somos aqueles por quem estávamos esperando. Nós somos a mudança que procuramos”.

 


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Apoio Social ao Cidadão