14 de julho de 2024

CACELLAIN OLIMPÍADAS COPA DO MUNDO JOGOS AO VIVO

Olimpíadas, Prognósticos, palpites de futebol ESCALAÇÕES E NOTÍCIAS, Prognósticos, palpites de futebol ESCALAÇÕES E NOTÍCIAS Blog do Apostador on-line, dedicado a dicas das melhores casas de apostas, prognósticos e palpites de partidas de futebol no Brasil e Mundo

Ícone de lazer na Zona Norte, Parque Madureira completa 12 anos – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

3 min read

Parque Madureira Mestre Monarco – Divulgação / Prefeitura do Rio

Um dos projetos urbanísticos mais bem sucedidos da história recente do Brasil, o Parque Madureira Mestre Monarco completou 12 anos de vida no último dia 23. Com mais de uma década de existência, ele se tornou um ícone de lazer, diversão, cultura e serviços na Zona Norte do Rio de Janeiro. Nos fins de semana normais, o parque recebe, em média, de 10 mil a 15 mil pessoas. Em dias de evento, o público chega a 35 mil. Com 3.900 metros de extensão, ele atravessa os bairros de Madureira, Turiaçu, Rocha Miranda, Honório Gurgel e Guadalupe.

O Parque Madureira é repleto de atrações para os moradores da região e para a população da cidade do Rio. A Nave do Conhecimento Silas de Oliveira oferece gratuitamente cursos na área de tecnologia, além de oficinas, palestras e visitas virtuais aos frequentadores. O acesso à internet banda larga é gratuito no local.

A Nave do Conhecimento Silas de Oliveira fica situada no Parque Madureira Mestre Monarco – Divulgação

 

A Casa de Convivência Clara Nunes oferece atividades gratuitas, como yoga, dança de salão e pilates para os idosos a partir de 60 anos, com o objetivo de gerar impacto direto na promoção da saúde física, mental e emocional dos frequentadores.

Enfeitada pelos símbolos do Império Serrano e da Portela, tradicionais agremiações de Madureira, a Praça do Samba é um espaço com palco, concha acústica e arquibancadas para a realização de shows e apresentações culturais. Os lagos e cascatas artificiais atraem os frequentadores, principalmente em dias de calor na cidade. O parque ainda conta com quadras poliesportivas, pistas de skate street e brinquedos num parquinho.

O Parque Madureira tem diversas opções de alimentação para seus visitantes. Uma delas é o Quiosque Moïse, idealizado numa parceria entre a Prefeitura e a Orla Rio em homenagem à família Kabagambe. O espaço de 154 metros quadrados e capacidade para 60 lugares foi inaugurado no dia 30 de junho de 2022, data de aniversário de 62 anos da independência do Congo. O cardápio é inspirado nos pratos típicos do país africano, e o quiosque abriga um memorial para celebrar a cultura africana. Moïse Kabagambe, de 24 anos, foi morto no fim de janeiro de 2022 no quiosque em que trabalhava, na Praia da Barra da Tijuca.

O quiosque Moïse fica localizado próximo ao portão 1 do Parque Madureira – Beth Santos/Prefeitura do Rio

 

Homenagem

Em dezembro de 2021, a Prefeitura do Rio inaugurou a placa que deu o nome do sambista Monarco ao Parque Madureira. Confeccionada pela Secretaria de Conservação, a placa traz não apenas o nome Parque Madureira Mestre Monarco, mas também informações sobre esse ícone da música brasileira, baluarte da Portela e autor de diversos clássicos do samba. Hildemar Diniz, verdadeiro nome do sambista, faleceu no dia 11 de dezembro de 2021, aos 88 anos.

A placa em homenagem ao sambista, que agora batiza o Parque Madureira – Marcelo Piu/Prefeitura do Rio

Categoria:

  • 27 de junho de 2024
  • Marcações: Casa de Convivência Clara Nunes Cultura Lazer Nave do Conhecimento Parque Madureira Mestre Monarco Prefeitura do Rio Serviços