17 de julho de 2024

CACELLAIN OLIMPÍADAS COPA DO MUNDO JOGOS AO VIVO

Olimpíadas, Prognósticos, palpites de futebol ESCALAÇÕES E NOTÍCIAS, Prognósticos, palpites de futebol ESCALAÇÕES E NOTÍCIAS Blog do Apostador on-line, dedicado a dicas das melhores casas de apostas, prognósticos e palpites de partidas de futebol no Brasil e Mundo

Emlur monta Galeria Arte e Cultura para incentivar a separação de resíduos e coleta seletiva

2 min read

O Departamento de Educação Ambiental da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) montou a Galeria Arte e Cultura para receber escolas e representantes de órgãos públicos. O objetivo é incentivar a prática da separação de resíduos e a coleta seletiva a partir da exposição de peças produzidas pelos artesãos da Divisão de Arte e Cultura (Diac). As equipes dos setores também participam de eventos de órgãos públicos e privados, levando a mensagem da sustentabilidade por meio do artesanato, da música e do teatro.

A diretora de Educação Ambiental da Emlur, Kênia Chaves, explica que a galeria é um espaço educativo, cuja função é fomentar nos visitantes a importância da reciclagem e do reaproveitamento de resíduos secos (papel, plástico, vidro e metal). “Estamos abertos a receber escolas para incentivar desde cedo o compromisso com a sustentabilidade”.

Ao adentrar na galeria, os visitantes encontram peças de todos os tipos de materiais –  papel, plástico, vidro e metal. Segundo a coordenadora de Arte e Cultura, Risonete Guedes, por meio do artesanato, a população pode entender que aquilo que julgava ser imprestável, tem utilidade e pode até gerar renda.

“Nossa equipe de artesãos produziu brinquedos feitos dos mais variados materiais. Temos bonecas feitas de papelão, ou com peças de metal, flores feitas com embalagem de garrafa PET, ou casinha para animais de estimação, montada com papelão. Também temos peças de isopor e, para finalizar, damos um toque com itens reaproveitados”, comenta Risonete Guedes.

Além do artesanato, a Divisão de Arte e Cultura, a Emlur conta com o apoio do Baticumlata, um grupo de percussão que reaproveita materiais diversos para utilizar como instrumentos musicais, e do grupo teatral Arte do Riso, que aborda em suas esquetes temas relativos ao trabalho da Emlur, com foco na sustentabilidade.

Meio ambiente – Neste mês de junho, quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente (5), a Emlur participou de diversos eventos. Além da ação na praia de Tambaú no último dia 8, as equipes de Educação Ambiental e as de Arte e Cultura montaram uma exposição na Justiça Federal e levaram o grupo Baticumlata.

Na semana passada, duas escolas privadas foram atendidas com o pedido de palestras sobre educação ambiental e coleta seletiva. Nas ocasiões, o grupo de teatro apresentou a temática de maneira lúdica aos estudantes. “Os alunos das escolas fizeram uma oficina de reciclagem e expuseram suas peças. Neste contexto, falamos sobre a importância da separação, reaproveitamento e reciclagem dos resíduos”, comentou Kênia Chaves.