22 de julho de 2024

CACELLAIN OLIMPÍADAS COPA DO MUNDO JOGOS AO VIVO

Olimpíadas, Prognósticos, palpites de futebol ESCALAÇÕES E NOTÍCIAS, Prognósticos, palpites de futebol ESCALAÇÕES E NOTÍCIAS Blog do Apostador on-line, dedicado a dicas das melhores casas de apostas, prognósticos e palpites de partidas de futebol no Brasil e Mundo

Prefeitura do Rio inaugura Parque Carioca Pavuna, na Zona Norte – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

6 min read

A Prefeitura do Rio inaugurou, neste sábado (22/6), o Parque Carioca Pavuna, numa área de 17 mil metros quadrados, nas proximidades da comunidade do Chapadão, região com um dos mais baixos Índices de Progresso Social (IPS) do município. Um antigo terreno baldio na Rua Marechal Guilherme, abandonado e usado de maneira improvisada pelos moradores para jogos de futebol,  foi transformado num espaço arborizado, com 320 árvores de diferentes espécies nativas da Mata Atlântica, sendo 129 novas; quiosques; quadras esportivas; área infantil; e área de convivência. O grande destaque fica por conta de uma torre d´água com iluminação de quase 22 metros de altura, que ajudará a trazer frescor para os frequentadores.  Pensando na capacitação da população para o mercado de trabalho, também foi construída uma Nave do Conhecimento. O investimento da Prefeitura foi de mais de R$ 12 milhões.

– É uma alegria enorme estar aqui hoje para inaugurar esse espaço de muita qualidade. É um parque para o povo do Chapadão, do Village e dos loteamentos aqui embaixo terem memórias boas. O que a gente quer desse lugar é que amizades surjam na pelada do futebol, no samba, na oração, na cervejinha. Que casais comecem a namorar aqui e que novas famílias possam surgir. Que esse novo parque possa virar uma referência de lazer e diversão para a população da Zona Norte e da Baixada – afirmou o prefeito Eduardo Paes.

Esta é a terceira área de lazer entregue pelo poder público para a população este ano. Em maio passado, foi inaugurado o Parque Rita Lee, na Barra da Tijuca, e na semana passada foi entregue o Parque Realengo Jornalista Susana Naspolini, na Zona Oeste. Na Pavuna, quem prestigiar o novo parque terá um grande leque de atrações para usufruir, como quadra poliesportiva, quadra de areia, quadra de basquete 3×3, equipamentos de ginástica, skate park, academias da terceira idade e quiosques. Para as crianças haverá parquinho e área de lazer para piquenique. O terreno recebeu grafismo e paisagismo, com canteiros de vegetação arbustiva.

– São 12 mil metros quadrados aqui na comunidade do Chapadão. É um parque rico em eventos e possibilidades, tem uma torre que pode ser vista lá do viaduto da Pavuna. Ela vai ser um símbolo aqui para esse território – disse o presidente da Fundação Parques e Jardins, Júlio Villas Boas.

ara garantir que a população local possa usar o parque com segurança e conforto, mesmo no período noturno, a Rioluz instalou 132 pontos de iluminação de LED no parque e 81 postes de fibra que são mais resistentes e duráveis, proporcionando uma iluminação de qualidade e eficiente. A limpeza ficará a cargo da Comlurb, que contará com um posto operacional dentro do parque e terá um efetivo de 25 garis, trabalhando diariamente, das 6h às 22h, nos serviços de varrição, remoção de resíduos, capina e lavagem dos banheiros.

A entrada do parque é pela Rua Iguaba Grande, nas proximidades da comunidade do Chapadão. Ele estará aberto ao público de terça a domingo, das 6h às 22h.

Os moradores da Pavuna e bairros vizinhos aprovaram o novo espaço de lazer da Zona Norte. Isabela Catharine, de 31 anos, aproveitou o belo dia de sol para levar a filha Mirella, de 5 anos, para conhecer o Parque Carioca Pavuna.

– Esse parque vai ser uma distração para as crianças que moram aqui perto e que não têm condições de ir para outro lugar. A Mirella está gostando muito da companhia dos coleguinhas e dos brinquedos. Ela quer também conhecer a torre de água.

Morador da Pavuna há 19 anos, o aposentado Flávio Dias dos Santos, de 76 anos, contou que vai levar as duas netas e o bisneto para brincar no novo parque. Ele também vai aproveitar o novo espaço para fazer caminhadas e se exercitar.

– A comunidade precisava realmente de uma área de lazer como essa. Espero que os moradores conservem e aproveitem o máximo possível. Pretendo aproveitar bastante aqui, usufruindo para descanso e fazer uma caminhada de vez em quando. Como eu moro aqui perto, também quero usar a Academia da Terceira Idade (ATI) para ver se melhoro o meu esqueleto – brincou o aposentado.

Nova Nave do Conhecimento

O Parque Carioca Pavuna terá a décima primeira Nave do Conhecimento da cidade. Com ambientes multiuso interativos de alta tecnologia, a Nave da Pavuna vai oferecer acesso gratuito à internet, palestras, oficinas, cursos de qualificação em várias áreas voltadas para profissões do futuro, além de abrigar iniciativas da comunidade e promover eventos de difusão científica e culturais.

Com uma área útil de 278 m², a Nave da Pavuna contempla ambientes onde serão promovidas inúmeras atividades que visam potencializar a experiência digital, além de contar com uma equipe de apoio para orientar os usuários. A unidade conta com recepção, Lan Table, sala de aula e um Espaço Gamer.

A cidade já conta com Naves do Conhecimento em Madureira, Engenho de Dentro, Vila Aliança, Nova Brasília, Irajá, Santa Cruz, Penha, Triagem, Padre Miguel, e a recém-inaugurada Nave do Parque Realengo Susana Naspolini. Desde a reabertura das Naves do Conhecimento, a partir de dezembro de 2021, foram emitidos mais de 47 mil certificados para alunos aprovados nos cursos e realizados mais de 710 mil nas dez unidades.

Investimento em parques como forma de ampliar áreas verdes

A Prefeitura do Rio tem investido na construção de novos parques e na reforma de seus parques públicos como maneira de ampliar as áreas verdes e de lazer para a população do Rio, promovendo a integração da comunidade, redução de ilhas de calor e preservação do meio ambiente. Somente nas zonas Norte e Oeste, a cidade está ganhando cinco grandes parques: além do Parque Carioca Pavuna, a Prefeitura já entregou o Parque Realengo Jornalista Susana Naspolini, com 76 mil metros quadrados; e o Parque Rita Lee, com 136 mil metros quadrados, na Barra Olímpica. E constrói o Parque Oeste, em Inhoaíba, com 234 mil metros quadrados; e o Parque Piedade, com 18 mil metros quadrados, na Zona Norte.

Além disso, a Prefeitura fez, nesta gestão, a revitalização e a reforma completa de importantes parques da cidade, como a Quinta da Boa Vista e o Parque do Flamengo. O município também está investindo na concessão de áreas públicas da cidade, como o Jardim de Alah e o Parque da Catacumba, com o intuito de melhorar esses espaços para o uso da população.

O poder público também já entregou as reformas dos parques Garota de Ipanema (Ipanema), Penhasco Dois Irmãos (Leblon), Peter Pan (Copacabana), Municipal Lúcio Costa (Outeiro), na Glória, e Parque Esperança (Campo Grande). E construiu o Parque Linear Isabel Domingues (Gardênia Azul). Outro local em reforma é o Parque Glória Maria (Ruínas), em Santa Teresa. A Prefeitura também está investindo no reflorestamento da Serra da Posse, que abrange os bairros de Campo Grande, Santíssimo e Senador Vasconcelos.

A Prefeitura planeja ainda a criação de uma nova orla de convívio público, lazer, cultura e eventos, abrindo ao uso da população a frente marítima da Zona Portuária. Batizado de Parque do Porto e com construção prevista para acontecer em duas etapas, o projeto inclui um novo píer para embarque e desembarque de navios de cruzeiro. Com forte componente ecológico e sustentável, o parque prevê ainda um conjunto de praças flutuantes, com áreas verdes e para piquenique, hortas comunitárias, quadras poliesportivas, ciclovias, museu a céu aberto, espaços para eventos, equipamentos para tratamento de água e resíduos e plantio de árvores, tudo isso perpassado por uma longa via suspensa para pedestres e bicicletas. O projeto está sendo negociado com o Governo Federal para cessão de áreas da União e adequação das atividades portuárias.

Marcações: árvore Chapadão parque Pavuna Prefeitura do Rio quadra quiosque Zona Norte