13 de julho de 2024

CACELLAIN OLIMPÍADAS COPA DO MUNDO JOGOS AO VIVO

Olimpíadas, Prognósticos, palpites de futebol ESCALAÇÕES E NOTÍCIAS, Prognósticos, palpites de futebol ESCALAÇÕES E NOTÍCIAS Blog do Apostador on-line, dedicado a dicas das melhores casas de apostas, prognósticos e palpites de partidas de futebol no Brasil e Mundo

Entrega de academia ao ar livre proporciona mais saúde e qualidade de vida a moradores do Macaúbas – CGNotícias

5 min read

Os moradores do Jardim Macaúbas e região celebraram nesta terça-feira (18) a inauguração da nova academia ao ar livre da unidade de saúde da família, planejada há mais de 10 anos. A academia foi construída para oferecer à comunidade um espaço voltado à promoção da saúde e prevenção de doenças a partir da prática da atividade física.

A secretária municipal de Saúde, Rosana Leite de Melo, destacou a importância da entrega à população. Ela ressaltou que, embora o tratamento, a medicação e a internação sejam focos importantes, a prevenção é fundamental. “Muitas vezes focamos no tratamento, na medicação e na internação, mas esquecemos que a prevenção é fundamental. Esta academia vem justamente para isso: prevenir. Não é apenas para as pessoas se exercitarem e emagrecerem, mas para promover a mobilização e a mobilidade.”

A nova academia de saúde no Bairro Macaúbas representa um avanço significativo nas estratégias de promoção da saúde e reforça o compromisso da prefeitura com o bem-estar da população, oferecendo um espaço acessível e gratuito para a prática de atividades físicas e cuidados preventivos.

A presidente da Associação de Moradores e conselheira da USF Macaúbas, Fátima Aparecida Gomes,  destacou a importância desse novo equipamento para a população.

“Estamos muito felizes com a academia, que vai atender a todos – jovens, idosos e até mesmo as crianças, que já vi aproveitando ali”, disse Fátima, evidenciando a diversidade de beneficiários que terão acesso ao espaço.

A líder comunitária também ressaltou a relevância da academia para a melhoria da qualidade de vida na comunidade. “Como alguém que faz caminhada pelas ruas do bairro, posso dizer que ter um local adequado para se exercitar faz toda a diferença. Esta academia não é apenas um espaço para exercícios, mas um símbolo de saúde e bem-estar para todos nós. É uma conquista que vem para somar às nossas vidas”, disse.

Ela destacou a alegria de estar recebendo essa academia e como isso impactará positivamente a rotina dos moradores. “Agora, além das minhas caminhadas pelas ruas, terei um local seguro e apropriado para continuar me exercitando. A academia vai proporcionar um ambiente onde todos podem se cuidar e cuidar uns dos outros, fortalecendo ainda mais nossa comunidade”, complementa.

A professora Vitória Catarina Gomes Moraes compartilhou sua opinião sobre a nova academia inaugurada no bairro Macaúbas, destacando os benefícios que ela trará para a população local.

“Eu acho que a academia vai beneficiar bastante a população do bairro. Ela é ótima para cuidar da saúde, especialmente para as pessoas que fazem acompanhamento aqui no posto e precisam se exercitar”, afirmou a professora.

Vitória enfatizou a importância de ter um espaço acessível para a prática de atividades físicas. “Às vezes, a pessoa não tem dinheiro para ir a uma academia particular, e uma academia gratuita aqui é de grande valia”, destacou.

USF Macaúbas

A Unidade de Saúde da Família (USF) Macaúbas, localizada na Avenida dos Cafezais, nº 2697, no Bairro Macaúbas, é uma das unidades integrantes do Distrito Sanitário da Região do Anhanduizinho. A  unidade  atende aproximadamente 16,2 mil pessoas, abrangendo as áreas do Jardim Macaúbas, Jardim Campo Nobre, Jardim das Meninas, Jardim Bálsamo, Jardim Centro Oeste, Jardim Marajoara, Conjunto Ramez Tebet e Assentamento Samambaia.

A USF Macaúbas oferece diversos serviços e ambientes para atender a população. Sua estrutura inclui recepção, sala de vacinação, serviço social, copa, almoxarifado, farmácia, sala de agentes comunitários, sala de pré e pós-consulta, sala de procedimentos, sala de inalação, consultórios, sala de curativos, central de material e esterilização, consultório odontológico e sanitários.

Entre os serviços disponíveis na unidade estão o pré-natal, puericultura, consultas médicas e de enfermagem, atendimento odontológico, vacinação, visita domiciliar por agente comunitário e equipe, exames preventivos, teste do pezinho, curativos, dispensação e administração de medicamentos, atendimento com assistente social, agendamento de consultas e exames, controle de glicemia para pacientes diabéticos, além do atendimento aos programas ministeriais, como Saúde da Criança, Saúde do Adolescente, Saúde do Idoso, Saúde da Mulher, Tuberculose e Hanseníase. Também são realizados atendimentos pela equipe multiprofissional e-MULTI.

A USF Macaúbas conta com quatro Equipes de Saúde da Família (ESF), três Equipes de Saúde Bucal (ESB) e uma equipe multiprofissional denominada MULTI UNIVERSITÁRIO D, composta por veterinário, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, farmacêutico, psicólogo e profissional de educação física.

Uma importante estratégia de promoção da saúde adotada pela UBSF Macaúbas é a academia ao ar livre. Este espaço oferece práticas de atividades físicas para a população, complementando e fortalecendo o cuidado integral à saúde. Os eixos temáticos abordados incluem práticas corporais e atividades físicas, promoção da alimentação saudável, mobilização da comunidade, educação em saúde, produção do cuidado e modos de vida saudáveis, além de práticas integrativas e complementares.

Com a implantação da academia ao ar livre, as estratégias de promoção da saúde e produção do cuidado na UBSF Macaúbas podem ser intensificadas, contando com o apoio dos profissionais da equipe e-MULTI para proporcionar uma melhor qualidade de vida à população atendida.

#pratodosverem   Na matéria há quatro fotos: A primeira ilustra a capa mostrando parte da academia ao ar livre instalada nas dependências da USF Macaúbas; a segunda mostra a secretária Municipal de Saúde, Rosana Leite; a terceira foto mostra a presidente da Associação de Moradores e conselheira da USF Macaúbas, Fátima Aparecida Gomes; a quarta foto é da professora Vitória Catarina Gomes Moraes. 

Não perca