17 de julho de 2024

CACELLAIN OLIMPÍADAS COPA DO MUNDO JOGOS AO VIVO

Olimpíadas, Prognósticos, palpites de futebol ESCALAÇÕES E NOTÍCIAS, Prognósticos, palpites de futebol ESCALAÇÕES E NOTÍCIAS Blog do Apostador on-line, dedicado a dicas das melhores casas de apostas, prognósticos e palpites de partidas de futebol no Brasil e Mundo

Prefeitura aplica mais de 1,6 mil doses de vacina no ‘Dia D’ e chama atenção para importância da prevenção

2 min read

A Rede Municipal de Saúde de João Pessoa esteve dedicada neste sábado (15), ao ‘Dia D’ de vacinação contra a poliomielite e atualização de cartão de vacinação de crianças, adolescentes, adultos e idosos. Ao todo, foram aplicadas 1.642 doses de vacinas da Poliomielite, Influenza, dengue, Covid-19 e de rotina.

Diversas salas de vacinas localizadas nas Unidades de Saúde da Família (USFs), Policlínicas Municipais, Centro de Imunização e os três pontos móveis estiveram mobilizados para atender as pessoas que procuraram se vacinar.

“A Prefeitura de João Pessoa tem realizado ‘dias D’ de vacinação procurando facilitar o acesso da população, incentivando e sensibilizando para que realizem a vacinação dos seus filhos para que não tenhamos de volta doenças que foram consideradas erradicadas do nosso país. Fizemos esse chamamento hoje, mas temos vacinas disponíveis em todos os postos de saúde, policlínicas, centro de imunização e pontos móveis espalhados pela cidade”, reforçou Fernando Virgulino, Chefe da sessão de imunização, da Secretaria Municipal de Saúde.

Pais e responsáveis reforçaram a proteção das crianças menores de cinco anos contra a paralisia infantil. Foi o caso da família de Amanda de Lima, que foi à Policlínica de Mangabeira levando o filho de 4 anos para vacinação contra a poliomielite e a filha de sete anos para vacinar contra a gripe.

“Vimos no site da Prefeitura que teria a vacinação hoje e viemos porque é importante vacinar as crianças. Durante a semana a gente trabalha o dia todo e às vezes não dá tempo, no fim de semana é que conseguimos ter oportunidade de resolver esse tipo de coisa”, reforçou. O marido, Alisson Alberto também aproveitou o momento e se vacinou contra a gripe.

Paralisia infantil – A poliomielite é uma doença grave caracterizada por um quadro de paralisia flácida causada pelo poliovírus selvagem (PVS) tipo 1, 2 ou 3, que em geral acomete os membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível. Para tanto, essa estratégia de vacinação é fundamental para a redução do risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, uma vez que a doença se encontra eliminada no País desde 1994. Desse modo, esforços devem ser empreendidos para a erradicação da poliomielite, tais como oportunizar o acesso às vacinas, reduzir os bolsões de não vacinados, aumentar as coberturas vacinais e a homogeneidade.

As vacinas VIP e VOP são diferentes entre si. Embora as duas imunizem contra a Pólio, a VIP é injetável, com três cepas, poliovírus 1,2 3, feita apenas com partículas do vírus, enquanto a VOP, que é a de gotinhas, é feita com o vírus enfraquecido, com duas cepas, poliovírus 1 e 3.