17 de julho de 2024

CACELLAIN OLIMPÍADAS COPA DO MUNDO JOGOS AO VIVO

Olimpíadas, Prognósticos, palpites de futebol ESCALAÇÕES E NOTÍCIAS, Prognósticos, palpites de futebol ESCALAÇÕES E NOTÍCIAS Blog do Apostador on-line, dedicado a dicas das melhores casas de apostas, prognósticos e palpites de partidas de futebol no Brasil e Mundo

Agência Minas Gerais | Vestibular da Unimontes para pessoas com 60 anos ou mais reúne candidatos de várias regiões do país

4 min read

Neste domingo (16/6), foram aplicadas as provas de redação para os inscritos no processo seletivo para o preenchimento das vagas remanescentes dos cursos de graduação da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), destinadas aos candidatos com 60 anos ou mais. Foram disponibilizadas 371 vagas remanescentes em 43 cursos de graduação da Unimontes para esses candidatos. Os trabalhos são coordenados pela Comissão Técnica de Processos Seletivos (Coteps). Os aprovados iniciarão as aulas no segundo semestre de 2024.

O reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, enalteceu o momento especial que representa um grande marco para a universidade. “Este é um momento marcante para a Unimontes, em que o papel de inclusão e acesso à educação tornam-se realidade, promovendo a interação e a troca de conhecimentos e experiências enriquecedoras. Teremos um encontro de gerações, unindo os jovens aos mais experientes. Desejo a todos boa sorte e, desde já, dou boas-vindas aos candidatos aprovados à nossa universidade”.

As provas ocorreram das 9h às 12h, no campus-sede de Montes Claros e nos campi de Brasília de Minas, Janaúba, Januária, Pirapora e São Francisco, sob a coordenação da presidente da Coteps, professora Jussara Maria de Carvalho Guimarães. “Preparamo-nos com alegria para a realização deste processo seletivo para pessoas com mais de 60 anos, o que representa um marco para a universidade. As provas transcorreram tranquilamente e com total segurança, conforme previsto, sendo muito gratificante receber os candidatos e testemunhar a empolgação de todos.”

Foram inscritos 228 candidatos para o vestibular destinado a pessoas com 60 anos ou mais, incluindo pessoas de Montes Claros, Norte de Minas e outras regiões do estado como Belo Horizonte, Itabirito, Piumhi, Barbacena, e de outros estados: São Paulo, Pará, Bahia, Ceará, Sergipe, Paraná, Rio Grande do Norte.

Glorinha e Gustavo Mameluque / Unimontes-Divulgação

Vestibular em família

 “Como disse Guimarães Rosa: É preciso ter coragem”, definiu a psicóloga Glorinha Mameluque, ao explicar sua decisão de prestar o vestibular da Unimontes para o curso de Medicina aos 86 anos. “Fiquei sabendo dessa oportunidade através do meu filho, Gustavo Mameluque, e vi aqui a possibilidade de realizar um sonho de infância, compartilhado por mim e por meu pai.”

Glorinha está otimista e deixa uma mensagem para aqueles com 60 anos ou mais: “Nunca se deve abandonar um sonho, mas sim lutar para realizá-lo. Claro que enfrentaremos obstáculos, até mesmo relacionados à idade, mas essa oportunidade proporcionada pela Unimontes aos idosos é muito importante e devemos aproveitá-la”.

A candidata também conta com o apoio e a concorrência do filho, Gustavo Mameluque, que também pleiteia uma vaga no curso de Medicina. “Já sou formado em Jornalismo e egresso do curso de Direito da Unimontes, mas sempre sonhei em ser médico. Agora, aos 61 anos, retorno à universidade para realizar esse sonho. Parabenizo a Unimontes por este dia e espero que este vestibular continue por muitos anos, proporcionando às pessoas que, ao longo da vida, não tiveram tempo para dedicar-se mais aos estudos.”

 Duzentos e quinze candidatos realializaram a prova de redação em Montes Claros, no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), prédio 1 do campus-sede e os demais, nos campi de Brasília de Minas, Janaúba, Januária, Pirapora e São Francisco.

O curso mais procurado no vestibular para maiores de 60 anos na Unimontes foi Medicina, com 96 inscritos para as duas vagas oferecidas. 

Outros cursos de interesse foram Direito (26 inscritos), Serviço Social (15), Letras Inglês (12), Ciências Contábeis (11), Tecnologia em Gestão Pública (9), História (9) e Letras Português (7 inscritos).

Dos 228 candidatos inscritos no vestibular da Unimontes para 60 anos ou mais, 131 são mulheres e 97 homens. Eles declararam-se: casados (115), solteiros (43), divorciados (41), viúvos (22), em união estável (4) e separados (4).

Histórias de vida e busca pela realização de sonhos 

O servidor efetivo da Unimontes, Cláudio Macedo, também viu a oportunidade de se graduar. “Estou em uma fase da vida em que quero fazer tudo o que não pude há anos e vi neste processo seletivo a oportunidade de me graduar em História. Agradeço à gestão da universidade por este processo seletivo tão importante para nós.”

Maria Vera Lúcia / Unimontes-Divulgação

Já a candidata Maria Vera Lúcia de Souza Oliveira, de 69 anos, estava cursando Medicina na Argentina quando soube do processo seletivo da Unimontes. “Um colega de São Paulo me enviou o link do site da Unimontes que mostrava este processo seletivo. Fiz minha inscrição, tranquei minha faculdade e estou apostando tudo nesta vaga. Quero estudar em Montes Claros porque é no Brasil, é minha terra. Esta vaga será minha”, declarou a professora aposentada.

“Nunca é tarde para ser feliz, estudar, expandir a mente e prevenir doenças. Devemos estudar e buscar o sucesso na vida. Desde criança, meu pai já dizia que eu seria médica, e como em minha cidade não havia curso de Medicina, formei-me em Pedagogia, casei, criei minhas quatro filhas, aposentei-me e hoje estou aqui em busca do que quero. Fui muito bem acolhida pela coordenação da Unimontes e já estou adorando Montes Claros.”

O resultado com os nomes dos aprovados em primeira chamada será divulgado em 24/7. As pré-matrículas dos aprovados em primeira chamada serão realizadas de 24 a 26/7. As aulas serão iniciadas no segundo semestre de 2024.