17 de julho de 2024

CACELLAIN OLIMPÍADAS COPA DO MUNDO JOGOS AO VIVO

Olimpíadas, Prognósticos, palpites de futebol ESCALAÇÕES E NOTÍCIAS, Prognósticos, palpites de futebol ESCALAÇÕES E NOTÍCIAS Blog do Apostador on-line, dedicado a dicas das melhores casas de apostas, prognósticos e palpites de partidas de futebol no Brasil e Mundo

IFSP seleciona estudantes de cursos técnicos integrados para intercâmbio  – IFSP

4 min read

Despesas serão totalmente custeadas por recursos captados pela Arinter para viagem a Portugal em outubro 

Onze alunos de cursos técnicos integrados ao ensino médio serão selecionados por meio do Edital n.º 52/2024 do Programa de Mobilidade Estudantil Internacional, exclusivo para alunos do IFSP. As inscrições para a seleção estão abertas de 14 de junho a 07 de julho, exclusivamente pela internet.  

As vagas são distribuídas por cinco regiões, de modo a contemplar estudantes de diferentes campi da Instituição. Em cada uma das regiões, dois estudantes serão selecionados, sendo um do sexo feminino e um do sexo masculino, “visando a total equiparação de gênero entre os escolhidos”, destaca o coordenador de Relações Internacionais da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, Wagner Belo. O edital também se preocupa em respeitar a identidade de gênero declarada pelo candidato no momento da inscrição, bem como seu nome social, quando houver.  

As vagas são distribuídas por cinco regiões, de modo a contemplar estudantes de diferentes campi da Instituição. Em cada uma das regiões, dois estudantes serão selecionados, sendo um do sexo feminino e um do sexo masculino, “visando a total equiparação de gênero entre os escolhidos”

De forma inédita na Instituição, uma vaga para o intercâmbio será oferecida exclusivamente para um aluno do curso técnico integrado ao ensino médio na modalidade de Educação para Jovens e Adultos (EJA). Haverá uma seleção específica para os alunos dessa modalidade.  

Os 11 selecionados passarão sete dias realizando atividades em instituições parceiras ao IFSP na cidade de Porto, em Portugal, no mês de outubro de 2024. Nesse período, serão realizadas visitas e participações em eventos junto à equipe pedagógica das instituições anfitriãs. O objetivo é proporcionar aos intercambistas o conhecimento de outras realidades socioculturais e econômicas, o avanço de competências para atuação profissional em ambiente transnacional, além do aperfeiçoamento da autonomia intelectual e do pensamento crítico, contribuindo, assim, para o desenvolvimento humano e profissional, bem como para o contato com diferentes métodos, técnicas e processos em sua área de formação. 

Inscrição 

As inscrições deverão ser realizadas no período de 14 de junho a 07 de julho 2024, até 23h59 (horário de Brasília), por meio do formulário disponível aqui. Entre os documentos exigidos para a inscrição, consta carta de recomendação de dois docentes do curso, a qual deve ser preenchida diretamente por meio deste link.  

O resultado final da seleção será divulgado no dia 31 de julho.  

Os candidatos devem estar cursando a partir do segundo ano do curso técnico integrado; apresentar Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) mínimo de 7,0 (sete) no momento da candidatura; possuir duas cartas de recomendação emitidas por professores do IFSP que atuam no curso, ou que tenham orientado o candidato em projetos de ensino, pesquisa e/ou extensão; e apresentar declaração de autorização do responsável, entre outros requisitos.  

O IFSP destinará nove mil reais para arcar com as despesas da viagem, incluindo bilhetes aéreos, acomodação, seguro-viagem, alimentação, emissão de passaporte e deslocamento interno.

Viagem e custos 

A viagem a Portugal está prevista para acontecer no mês de outubro de 2024. Todos os estudantes selecionados serão acompanhados por servidores do IFSP durante toda a viagem. Todos permanecerão no mesmo voo e ficarão hospedados no mesmo hotel/alojamento. 

Os estudantes serão acomodados em quartos compartilhados entre dois ou três alunos, sempre de mesmo gênero. 

O IFSP destinará nove mil reais para arcar com as despesas da viagem, incluindo bilhetes aéreos, acomodação, seguro-viagem, alimentação, emissão de passaporte e deslocamento interno. Demais despesas serão de responsabilidade exclusiva do estudante. 

Wagner Belo aponta que a cobertura dos gastos dos estudantes é fruto do árduo trabalho da Arinter de captação de recursos com fontes externas à Instituição.  

Veja todas as informações sobre a oportunidade de mobilidade internacional no Edital n.º 52/2024.  

Cronograma 

Publicação do edital: 14 de junho 

Submissão das inscrições: 14 de junho a 07 de julho  

Recebimento das cartas de recomendação emitidas pelos professores: até 08 de julho  

Divulgação preliminar dos estudantes classificados: 22 de julho 

Recursos solicitando revisão do resultado preliminar: 23 e 24 de julho 

Resultado dos pedidos de recurso: 30 de julho 

Resultado final: 31 de julho 

Previsão da viagem: outubro