17 de julho de 2024

CACELLAIN OLIMPÍADAS COPA DO MUNDO JOGOS AO VIVO

Olimpíadas, Prognósticos, palpites de futebol ESCALAÇÕES E NOTÍCIAS, Prognósticos, palpites de futebol ESCALAÇÕES E NOTÍCIAS Blog do Apostador on-line, dedicado a dicas das melhores casas de apostas, prognósticos e palpites de partidas de futebol no Brasil e Mundo

Com a presença de atletas, São José ganha nova pista de BMX

4 min read

Lucas Lemes


Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

A Prefeitura de São José dos Campos entregou nesta sexta-feira (14), a nova pista de BMX que está localizada na Rua George Willians, no Parque Industrial, região sul da cidade.

Construída no início dos anos 90, a pista guarda muito afeto dos ciclistas joseenses. Principalmente para os atletas que moram ali por perto, que tiveram o primeiro contato com o BMX na velha pista de terra batida.

Pista nova

De lá pra cá, muita coisa mudou. O sentido do percurso, os obstáculos.

Hoje, o espaço recebeu a reforma mais significativa desde sua construção e está nos padrões da UCI (União Ciclística Internacional), que possibilita a realização de grandes eventos radicais, inclusive de relevância internacional.

Com 420 metros de extensão, a pista foi totalmente asfaltada, pintada e com todos os obstáculos refeitos, de maneira mais atrativa para as corridas em alta velocidade. Além disso, ganhou iluminação.

O BMXer campeão mundial, Gustavo Mesquita, 36 anos, morador de São José dos Campos, elogiou o trabalho realizado da Prefeitura.

“Faz 20 anos que estou no BMX Racing e corro por São José dos Campos desde 2009. No Brasil, existem poucas pistas que atendem estas medidas. Eu viajava mais de 500 quilômetros para conseguir treinar. Para nós, ter uma assim ‘em casa’ é uma satisfação enorme. O pessoal acertou demais na pista, o Vale do Paraíba inteiro ganha muito em ter uma pista desta qualidade aqui em São José. Eu moro aqui por perto, com certeza vou aumentar minha rotina de treinamentos.”

Acompanhada da mãe, a atleta joseense Manu Ramos, de 10 anos, conta que estava ansiosa para pedalar na pista.

“Achei muito legal! Estava ansiosa por este momento! Sempre que passava por aqui eu perguntava pra todo mundo quando que ia ficar pronta e, finalmente, hoje foi o grande dia. Andei muito e consegui me divertir bastante.”

A mãe da Manu, Nathalie, de 37 anos, explicou um pouco a rotina de acompanhar o sonho da filha de pedalar em grandes campeonatos.

“A Manu é uma filha especial, a gente faz de tudo para trilhar o sonho dela. Ela está na bike desde os 2 anos de idade e começou a competir oficialmente logo aos 4. Tem 6 anos que a gente viaja para todo o canto do país e para campeonatos internacionais também. Além das competições, a gente viajava só para ela conseguir treinar. Agora ficou muito mais fácil, a pista fica a 5 minutos de casa. Vai nos ajudar tanto financeiramente, com a economia em viagens, como tecnicamente, por ter sido construída com base nas referências mundiais da modalidade. Não é por ser minha cidade, mas temos aqui a melhor pista de BMX do Brasil.”

Outro atleta que compareceu na abertura da pista foi o Tarcis Santos, de 37 anos, que acompanhou diariamente as obras e contou a sua expectativa 2 meses atrás. Emocionado e com um grande sorriso, agradeceu a Prefeitura pela realização do sonho de infância.

“A minha feição demonstra toda minha felicidade. A pista tá pronta, tá ótima e é emocionante ver o resultado de todo esse trabalho. Cada piloto que está aqui tem um sonho realizado hoje, e este é o meu também. A pista está segura e completa para qualquer idade, sem riscos de tombos ou quedas. O paredão das curvas foi muito bem feito. Tenho certeza que aqui será palco de muitas competições.”

A pista do Parque Industrial está aberta todos os dias e a entrada é gratuita. De segunda a sexta-feira, das 9h às 21h. Sábado e domingo, das 9h às 17h.

As obras foram realizadas em conjunto pelas secretarias de Esporte e Qualidade de Vida, Mobilidade Urbana e de Manutenção da Cidade da Prefeitura. 

Seletivas do Atleta Cidadão

Além da abertura da nova pista de BMX, a data marcou também o anúncio das seletivas do Atleta Cidadão para jovens de 9 a 16 anos que queiram defender as cores de São José nos campeonatos da modalidade de BMX.

Com 20 vagas disponíveis para a modalidade, as seletivas acontecerão na próxima quarta-feira (19), às 14h30, na nova pista de BMX do Parque Industrial.

Marcos Ribeiro, coordenador de ciclismo do programa Atleta Cidadão e de alto rendimento, deu detalhes sobre a seletiva.

“A seletiva do Atleta Cidadão para BMX abrem agora na quarta-feira, dia 19, às 14h30, para a categoria expert, que compreende a faixa etária dos 9 aos 16 anos. É importante que a criança já tenha a prática da modalidade esportiva do BMX. É imprescindível que os candidatos participem das seletivas com suas próprias bicicletas, capacete e equipamentos de segurança. Essas crianças serão supervisionadas por profissionais capacitados da modalidade BMX que avaliarão o desempenho de cada uma.”

É necessário a apresentação dos candidatos na hora e local da seletiva, acompanhado pelos pais ou responsáveis, munidos com documento de identificação original com foto e comprovante de endereço, além de estar com a própria bicicleta e equipamentos de segurança pessoais, como capacete e protetores.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida