23 de junho de 2024

CACELLAIN OLIMPÍADAS COPA DO MUNDO JOGOS AO VIVO

Olimpíadas, Prognósticos, palpites de futebol ESCALAÇÕES E NOTÍCIAS, Prognósticos, palpites de futebol ESCALAÇÕES E NOTÍCIAS Blog do Apostador on-line, dedicado a dicas das melhores casas de apostas, prognósticos e palpites de partidas de futebol no Brasil e Mundo

Revelando SP terá Teodoro & Sampaio e Sá e Guarabyra

3 min read




Fundação Cultural Cassiano Ricardo

O Revelando SP, maior festival da valorização da cultura tradicional paulista, volta a São José dos Campos entre os dias 4 e 7 de julho. Dois grandes nomes da música já estão confirmados para o evento: as duplas Teodoro & Sampaio e Sá e Guarabyra.

O evento, que tem entrada gratuita, acontece no Parque da Cidade.

O show de abertura do Revelando SP em São José dos Campos, na quinta, será da dupla Teodoro & Sampaio, com mais de quatro décadas de sucessos. Já o show de encerramento, no domingo, ficará a cargo de Sá e Guarabyra, com mais de 50 anos de história.

“O Revelando é um palco para a herança cultural paulista. O evento fomenta a troca de experiências, a articulação entre comunidades, a extroversão dos saberes e fazeres e a criação de oportunidades de geração de renda para diversas famílias envolvidas em diferentes expressões culturais – seja na culinária, no artesanato, na música ou nas performances”, ressaltou a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Marília Marton.

Iniciando sua jornada em 1980, Teodoro & Sampaio rapidamente conquistaram o coração do público com sua abordagem única do sertanejo raiz. Colecionam grandes sucessos, como “Vestido de Seda”, “Paixão Proibida”, “Mulher Chorona” e “É Mentira Dela”. O lançamento mais recente da dupla, o romântico EP “Entre Desculpas e Despedidas”, saiu no mês de abril.

Sá e Guarabyra são os inventores do chamado rock rural, que junta as guitarras à música caipira, em músicas que abordam temas relacionados à vida no campo. Entre seus maiores sucessos estão “Caçador de Mim”, “Sobradinho”, “Dona”, “Quem Saberia Perder” e “Espanhola”.

A programação completa do Revelando SP, com todos os shows e todos os participantes da culinária, artesanato e manifestações tradicionais de cultura, será divulgada em breve.

Iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio de sua Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, o Revelando SP tem correalização da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e Prefeitura de São José dos Campos e gestão e produção da Associação Paulista dos Amigos da Arte.

Sobre o Revelando SP

O Revelando SP, que já teve mais de 55 edições ao longo de quase três décadas, oferece ao público uma viagem pelas tradições do estado de São Paulo. O festival promove uma amostra de produções artesanais, culinária típica e manifestações culturais, como moda de viola, expressões da cultura tropeira, catira, congada, música e dança de povos originários. São saberes passados de geração em geração e que representam a riqueza e diversidade cultural paulista. Além disso, o Revelando SP é      palco para a apresentação de grandes nomes da música brasileira.

Na culinária, o Revelando SP sempre oferece uma infinidade de quitutes, com muitos preparos à base de milho, banana e amendoim, compotas, doces cristalizados, bolinhos, pastéis, queijos, sanduíches, galinhada, feijão tropeiro e pratos com nomes e histórias curiosas – que fazem valer uma prosa com os expositores para ter contato com as origens dessas tradições.

Os artesãos, por sua vez, levam ao festival esculturas produzidas nos mais diversos materiais, entre arte sacra, tapetes, bolsas, entalhes, bordados, tecelagem, artes variadas em fibras, cipós, papel e palha, entre outros, levando ao público a arte produzida em todo o estado pelos sertanejos, caiçaras, povos originários e quilombolas.

As expressões artísticas, por fim, se fazem presentes por meio de modas de viola, congada, catira, folia de reis, jongo, fandango, cururu, moçambique, dança cigana, samba de bumbo, coral indígena, violeiros, música caipira, bonecões e muito mais.

Cinco edições em 2024

Em 2024, o Revelando SP foi expandido e terá, ao todo, cinco edições, levando a cultura tradicional paulista a mais regiões do estado:

Barretos – 17 a 19 de maio

Iguape – 14 a 16 de junho

São José dos Campos – 4 a 7 de julho

Presidente Prudente – 9 a 11 de agosto

São Paulo – 12 a 15 de setembro


MAIS NOTÍCIAS

Fundação Cultural Cassiano Ricardo