21 de junho de 2024

CACELLAIN OLIMPÍADAS COPA DO MUNDO JOGOS AO VIVO

Olimpíadas, Prognósticos, palpites de futebol ESCALAÇÕES E NOTÍCIAS, Prognósticos, palpites de futebol ESCALAÇÕES E NOTÍCIAS Blog do Apostador on-line, dedicado a dicas das melhores casas de apostas, prognósticos e palpites de partidas de futebol no Brasil e Mundo

Pecuária sul-mato-grossense busca na genética formas de aumentar a produtividade e qualidade da carne

2 min read

Com 17,7 milhões de cabeças de gado, o Mato Grosso do Sul vem apostando na melhoria genética para aumentar a produtividade e oferecer mais qualidade à carne produzida no Estado. Dados revelam que o setor pecuário é responsável por US$ 1,37 bilhão das exportações sul-mato-grossense, sendo o terceiro principal produto na balança comercial, ficando apenas atrás da soja e produtos florestais.

Durante a abertura ontem (5) à noite, em Campo Grande, do Encontro Técnico – Central de Avaliação de Reprodutores Nelore (C.A.R.N.E), promovido pela Nelore IPB, o governador Eduardo Riedel ressaltou a importância do parque produtivo e fabril instalado em Mato Grosso do Sul.

“O Estado não só é um grande produtor em termos de volume, mas é um produtor que oferece uma das melhores qualidades do Brasil em termos de carne. Para os frigoríficos ter um parque muito extenso e diversificado, oferece diferentes nichos de mercado, exporta para fora do País, tem mercado interno, e o mercado prêmio. O Mato Grosso do Sul conseguiu alcançar um estágio não só de qualidade de produção como de mercado, que é extremamente importante para a cadeia produtiva como um todo. E encontros técnicos como esse, ajudam a fomentar e divulgar o que existe de melhor em termos de genética, tecnologia de produção, discussões sobre os mercados de uma maneira geral”, destacou.

Ainda segundo o governador Riedel, o cenário que se apresenta é de grandes oportunidades e incremento de produtividade em relação ao uso do solo, gerando alternativas de exploração de novos e grandes mercados externos, além de quebras de paradigmas com a produção  sustentável. “Se tem uma atividade que captura carbono é a agropecuária”, comentou.

No início da cerimônia, que estreia Semana Genética MS 2024, Ulysses Serra Neto, proprietário da Nelore IPB, exaltou o trabalho da Embrapa, por meio do Programa Embrapa Geneplus. “Existe uma pecuária antes da Embrapa e outra após a criação da empresa”, enfatizou.

O evento, que acontece até sábado (8), tem uma extensa programação com cases de melhoramento genético, leilões de bovinos, palestras, entre outras ações.

Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Saul Schramm