19 de junho de 2024

CACELLAIN OLIMPÍADAS COPA DO MUNDO JOGOS AO VIVO

Olimpíadas, Prognósticos, palpites de futebol ESCALAÇÕES E NOTÍCIAS, Prognósticos, palpites de futebol ESCALAÇÕES E NOTÍCIAS Blog do Apostador on-line, dedicado a dicas das melhores casas de apostas, prognósticos e palpites de partidas de futebol no Brasil e Mundo

V Seminário Mundo do Trabalho destaca parceria e possibilidades para a educação profissional – IFSP

3 min read

Evento híbrido teve assinatura de acordo de cooperação e discussões para a criação do Observatório Mundo do Trabalho do IFSP

Nesta última quarta-feira (29), encerrou-se o V Seminário Mundo do Trabalho, organizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) em parceria com a Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro). Realizado de forma híbrida, o evento, que não acontecia desde 2018, contou com uma programação abrangente e diversificada, abordando temas importantes cruciais para o mundo do trabalho.

Com mais de mil inscritos e quatro mil acessos durante os três dias de atividades, o Seminário ofereceu palestras, oficinas, mesas-redondas e debates sobre questões como trabalho e tecnologia, mudanças climáticas, segurança ocupacional, assédio, saúde mental na educação, empreendedorismo e economia popular e solidária. Transmitido pelos canais do YouTube do IFSP e da Fundacentro, o evento teve a participação de representantes de diversas instituições, incluindo o Ministério do Trabalho e Emprego, Dieese, Setec-MEC, Senaes, Unicamp, USP, UFABC, UFPR, IFMA e IFPA.

Um dos pontos altos do seminário foi a assinatura de um Termo de Acordo de Cooperação entre o IFSP e a Fundacentro, fortalecendo a colaboração entre as instituições em prol da segurança e saúde no trabalho, incluindo compartilhamento de laboratórios e realização de cursos, pesquisas e ações de extensão. Além disso, foram iniciadas ações para a criação do Observatório Mundo do Trabalho do IFSP, uma iniciativa destinada a desenvolver pesquisas e ações voltadas às relações da instituição com a multiplicidade do mundo do trabalho, incluindo atividades como o acompanhamento de egressos, estágios e o diálogo com os arranjos sociais e produtivos locais.

Rafael Alves Scarazzati, pró-reitor de Extensão e Cultura do IFSP, destacou a importância das parcerias firmadas. “As parcerias realizadas e a programação desta edição proporcionaram elementos para refletir sobre nossos cursos e as oportunidades aos nossos estudantes, mas também sobre o trabalho dentro da instituição”, afirmou. 

O reitor do IFSP, Silmário Batista, também ressaltou o impacto positivo do evento, agradecendo à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura pela iniciativa e parabenizando a Fundacentro. “Este evento proporciona um legado significativo com a criação das bases do Observatório Mundo do Trabalho, que sem dúvida contribuirá para a inserção dos nossos alunos no mundo do trabalho, além de fortalecer a relação da sociedade com nossa instituição”, disse Silmário.

Taís Fiori, servidora do Campus Itapetininga, destacou a relevância do seminário para a troca de experiências entre os participantes. “O evento foi muito interessante, com uma programação diversificada e a participação de várias instituições. Foi uma oportunidade de aprender com colegas da rede sobre ações e experiências”.