23 de junho de 2024

CACELLAIN OLIMPÍADAS COPA DO MUNDO JOGOS AO VIVO

Olimpíadas, Prognósticos, palpites de futebol ESCALAÇÕES E NOTÍCIAS, Prognósticos, palpites de futebol ESCALAÇÕES E NOTÍCIAS Blog do Apostador on-line, dedicado a dicas das melhores casas de apostas, prognósticos e palpites de partidas de futebol no Brasil e Mundo

Prefeitura de Sorocaba realiza novas ações em referência ao Maio Laranja para combater o abuso sexual a crianças e adolescentes

3 min read

Fotos: Secid/Divulgação

A Secretaria da Cidadania (Secid) da Prefeitura de Sorocaba, vem realizando uma série de ações voltadas à divulgação do Maio Laranja, por meio de suas várias unidades do CRAS (Centros de Referência em Assistência Social).

O objetivo é lançar um alerta à população sobre a necessidade de uma ação conjunta na prevenção e no combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes. O Maio Laranja, que defende essa causa, faz referência ao 18 de Maio, data nacional de conscientização sobre este importante assunto.

No CRAS Vitória Régia, por exemplo, foi organizada uma roda de conversa, na última terça-feira (21), com o tema “As lutas de Maio: Prevenção sobre o abuso sexual infantil e a luta antimanicomial com a presença do CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial) e CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) Norte”.

Já, no CRAS Carandá, foi realizada uma Reunião Intersetorial, em que estiverem presentes “E.E. Monsenhor João Soares”, Apae Sorocaba, lideranças comunitárias, UBS Carandá, CREAS Norte, CRAS Carandá, também com o tema Maio Laranja.

Após a reunião intersetorial, em parceria com o CREAS Norte, o grupo esteve na escola E.M. “Renice Seraphim” para uma roda de conversa com os educadores, abrangendo a temática do Maio Laranja. Em seguida também foi realizada a distribuição de materiais informativos.

A parceria com o CREAS Norte foi essencial, e a colaboração com a escola é valiosa, pois permite alcançar um grande número de crianças e adolescentes, informando, por exemplo, como identificar situações de abuso e como buscar ajuda.

A ação Maio Laranja é uma iniciativa fundamental, envolvendo tanto a comunidade escolar, o território, quanto os serviços sociais, e busca alcançar os melhores resultados na prevenção e no combate a esse problema sério e delicado.

Também o CRAS Laranjeiras realizou, na última quinta-feira (23), uma sessão de Cinema no CRAS, cujo o tema foi a prevenção ao abuso sexual infantil, seguido de uma roda de conversa.

Outra ação importante dessa campanha, no município, foi um encontro trabalhadores de diversos equipamentos da Secretaria da Cidadania (Secid) em parceria com o Conselho Tutelar e o GPACI (Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil, que é a organização responsável por administrar o convênio da Escura Especializada no município). Neste encontro foi possível vislumbrar os dados anuais que o GPACI possui em atendimento a casos de suspeita ou confirmação de situações de violações de direitos de crianças e adolescentes, além de avaliar também os dados fornecidos pelos CREAS sobre o mesmo assunto.

Neste ano, a Secid escolheu para fazer o encerramento e celebrar os objetivos alcançados durante todo mês de Maio, um espaço para aprofundamento dos conhecimentos técnicos, trazendo à luz um estudo de caso e renovação das práticas a partir da literatura atualizada. Foi um momento de celebração, aprendizado e fortalecimento dos laços da Rede de Proteção. Os participantes puderam sair desse encontro com muito mais bagagem de conhecimento e possibilidades de melhorar cada vez mais seu desempenho frente aos desafios destacados pelo Maio Laranja a toda a rede socioassistencial.

Para a população vale ressaltar que são vários os canais disponíveis para denúncia de qualquer ato que envolva violência sexual contra crianças e adolescentes: Conselho Tutelar (15) 3235-1212; Delegacia de Defesa da Mulher (15) 3232-1417; Disque Denúncia (Disque 100); Polícia Militar (190); Polícia Federal (15) 3416-5200; Polícia Rodoviária Federal (191); ou, em casos de crimes na internet, acessar o site: new.safenet.org.br.