18 de julho de 2024

CACELLAIN OLIMPÍADAS COPA DO MUNDO JOGOS AO VIVO

Olimpíadas, Prognósticos, palpites de futebol ESCALAÇÕES E NOTÍCIAS, Prognósticos, palpites de futebol ESCALAÇÕES E NOTÍCIAS Blog do Apostador on-line, dedicado a dicas das melhores casas de apostas, prognósticos e palpites de partidas de futebol no Brasil e Mundo

Projeto “Eu Pratico Esporte Educacional Escolar” reúne mais de 800 alunos para atividade física no Dia do Desafio – Agência de Notícias

3 min read

Fotos: Michelle Alves – Secom

O frio da manhã desta quarta-feira (29) não impediu o encontro dos participantes da 30ª edição do Dia do Desafio, realizada no entorno do Paço Municipal, no Alto da Boa Vista.

A iniciativa deste ano teve como tema “Se Joga no Desafio”, proporcionando, durante a ação, atividades como caminhada, ginástica e dança. O encontro contou com a participação de 18 escolas da rede municipal de ensino, reunindo mais de 800 alunos do Ensino Fundamental que já praticam diversas modalidades esportivas durante o ano letivo e no contraturno escolar, por meio do projeto “Eu Pratico Esporte Educacional Escolar”, da Secretaria da Educação (Sedu).

A proposta de integração entre os alunos das escolas municipais, no decorrer do Dia do Desafio, além de incentivar a prática de atividades físicas, também permitiu que os pequenos conhecessem ou revisitassem o Parque do Paço Municipal para uma animada caminhada em grupo.

“O evento foi uma grande confraternização entre estudantes e grupos de caminhada da cidade. Dentre os princípios do Esporte Educacional está o ‘Ensinar Mais que Esporte’ e, hoje, tivemos uma grande aula ao ar livre de disposição e alegria em prol da qualidade de vida”, ressalta o técnico pedagógico da Sedu, Luis Gustavo Maganhato.

O professor de educação física da E.M. “Prof. Walter Carretero”, Edson Lourenço, esteve presente acompanhando os alunos da unidade e destacou que a aproximação de estudantes de diferentes escolas incentiva ainda mais a adesão das crianças às práticas saudáveis. “O objetivo principal desse movimento tem sido promover a sensação de comunidade para as crianças. Cada um fica na sua escola praticando sua atividade mas, quando juntamos todos para a prática em grupo, oferecemos a oportunidade de entender melhor a dimensão dessa proposta e de como isso impacta positivamente na sociedade. Com o tempo, vivenciando a atividade física, aumentamos as chances de se tornarem adultos ativos e que se preocupam com a própria saúde”, destaca.

Ao lado do professor Edson, os alunos Ian Bernardino da Silva e Melissa Vasconcelos, ambos do 2º ano do Ensino Fundamental, demonstraram empolgação em participar da ação esportiva. “Na escola fazemos muitas coisas, como a aula de circo, mas hoje foi diferente e está sendo muito legal fazer parte”, comenta Ian.

Após a caminhada no entorno do Paço Municipal, o público presente participou de uma aula de dança ministrada pelas professoras do projeto Tamiris Amaral, Maisa Cavalcanti e Priscila Diogo.

Para complementar a programação, os alunos do projeto receberam um livreto educativo, elaborado pela nutricionista da Divisão de Alimentação Escolar da Sedu, Laís Mamede Freire. Reunindo versos e poesias, o livreto é um incentivo a mais para os alunos se interessarem pela alimentação saudável, um complemento essencial para quem também pratica exercícios físicos. Além disso, todos puderam finalizar as atividades com um kit de frutas disponibilizado pelas equipes especialmente para a ação.

Os participantes do projeto Caminha Sorocaba também se mobilizaram para marcar presença na programação realizada no Paço Municipal. As alunas Darlene Moraes, de 57 anos, e Ester Campos Pirolo, de 66, frequentam o Centro Esportivo “Joaquim Martins” (Brigadeiro Tobias) há anos e, juntas, concluíram suas atividades físicas diárias durante a ação especial do Dia do Desafio. “Participamos dessa iniciativa todos os anos! Já caminhávamos antes, mas entramos no projeto de caminhada há quatro anos e, hoje em dia, são sete, oito, até dez quilômetros por dia. Eu amo, virou uma rotina e faz bem para a saúde”, declarou Darlene.