13 de junho de 2024

CACELLAIN OLIMPÍADAS COPA DO MUNDO JOGOS AO VIVO

Olimpíadas, Prognósticos, palpites de futebol ESCALAÇÕES E NOTÍCIAS, Prognósticos, palpites de futebol ESCALAÇÕES E NOTÍCIAS Blog do Apostador on-line, dedicado a dicas das melhores casas de apostas, prognósticos e palpites de partidas de futebol no Brasil e Mundo

Improviso Guaicuru promove choque de realidade no encerramento do Movimento Maio Amarelo no Detran-MS

3 min read

Nesta quarta-feira (29) o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) reuniu autoridades e instituições ligadas ao trânsito para o encerramento do Movimento Maio Amarelo. 

O evento contou com a performance do ator, poeta e repentista Ruberval Cunha. Ele que também é servidor de carreira do Detran-MS, surpreendeu até mesmo quem já o conhecia, ao aparecer numa cadeira de rodas, que na verdade fazia parte da apresentação. Intitulada “Improviso Guaicurus”, o texto apresentado, provocou uma reflexão dos presentes sobre atitudes e escolhas que podem mudar a vida de muitas pessoas para sempre. 

“A mais de 140 km/h eu bati num buraco o carro capotou, eu estava de cinto, minha namorada não. Eu fiquei alguns meses no hospital. Depois de 90 dias e várias cirurgias, eu acordei pensando assim: onde estou? o que aconteceu comigo? E cadê ela? Tentava levantar e não conseguia. O que aconteceu com a minha perna? (…) Dizer que sente muito não muda absolutamente nada. Eu tive que olhar no olho dos pais dela e dizer que eu não queria matar ninguém”, declarou em um trecho da performance, baseada em uma história real.

Nas estatísticas de mortos no trânsito de Campo Grande, os motociclistas representam mais de 80%. Dados da Agetran de Campo Grande, indicam que de janeiro até agora, o trânsito da Capital já fez 28 vítimas, sendo 23 delas, de motociclistas. Outro dado alarmante, é do Corpo de Bombeiros (CBMMS) que mostra que no ano passado Mato Grosso do Sul registrou 10 sinistros (acidentes) de trânsito por hora. 

O Diretor de Administração, Gustavo Alcântara de Carvalho, representou a presidência do Detran-MS no evento e pontuou a importância da integração das instituições pela conscientização no trânsito. “Cinco mil acidentes em 2024. Dez ocorrências por hora em 2023. Cirurgias eletivas que tem que ser canceladas para que haja o atendimento de emergência em consequência da falta de educação no trânsito. Esse trabalho que brilhantemente está sendo conduzido por todos aqui envolvidos é um trabalho incessante. Uma corrente que a gente tem que criar de um ciclo positivo de reeducação para sensibilizar todos os cidadãos”. 

A Diretora de Educação para o Trânsito do Detran-MS, Andrea Moringo, explica que o dia marca o encerramento do Movimento Maio Amarelo, mas que as ações de conscientização devem ser contínuas. “As ações do Maio Amarelo não finalizam agora nesse encerramento, esse mês é para chamar atenção e dar o start para a continuidade dessas campanhas que devem ser permanentes”. 

Durante o evento foi lançada uma prévia do documentário “Uma Escolha, Muitas Vidas” que abordará as consequências de atitudes imprudentes no trânsito. O material que está em fase de finalização, será publicado nos próximos dias, e é uma iniciativa do Detran-MS com colaboração da Santa Casa de Campo Grande, Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Além da diretoria e servidores do Detran-MS, o evento contou com a presença da Presidente do Cetran, Regina Maria Duarte, do Diretor-Presidente da Agência Municipal de Trânsito, Paulo da Silva, do Coronel Waldemir Moreira Junior do CBMMS, da Presidente da Santa Casa de Campo Grande, Alir Terra Lima, da Coordenadora do SAMU Regional de Campo Grande, Isabella de Mendonça, de Dom Mariano representando a Arquidiocese de Campo Grande, do pastor Alex Ferreira dos Santos, representando o Conselho de Pastores de Campo Grande, entre outras autoridades ligadas à saúde e ao trânsito de Mato Grosso do Sul.

Mireli Obando, Comunicação Detran-MS

Fotos: Rachid Waqued

Não perca