23 de junho de 2024

CACELLAIN OLIMPÍADAS COPA DO MUNDO JOGOS AO VIVO

Olimpíadas, Prognósticos, palpites de futebol ESCALAÇÕES E NOTÍCIAS, Prognósticos, palpites de futebol ESCALAÇÕES E NOTÍCIAS Blog do Apostador on-line, dedicado a dicas das melhores casas de apostas, prognósticos e palpites de partidas de futebol no Brasil e Mundo

Empresas são habilitadas para projeto que trata chorume

2 min read

Ana Lúcia Abranches


Urbam

Quatro empresas foram habilitadas para apresentar o projeto básico que irá subsidiar o modelo de concessão para contratação dos serviços de instalação, operação e manutenção de uma unidade de tratamento de chorume no aterro sanitário municipal de São José dos Campos, que é operado pela Urbam.

As empresas Ast, Dutrafer, Kemia e Ouronitro têm até as 16h30 do dia 28 de junho para apresentar o projeto básico à banca avaliadora.

A intenção é tratar e reciclar o chorume na própria Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos com a produção de fertilizante nitrogenado e água de reuso, a qual será utilizada para irrigação de áreas verdes e lavagens de ruas e áreas públicas minimizando o consumo de água potável no município.

Chorume

O aterro sanitário recebe atualmente uma média de 570 toneladas por dia de resíduos sólidos urbanos, com vida útil estimada de 10 anos. O processo de decomposição desses resíduos (aliado às chuvas) produz um líquido (chorume – em média 350 m³ de chorume por dia), que é conduzido por meio do sistema interno de drenagem até os reservatórios (lagoas de chorume).

Atualmente, a destinação final do chorume é feita diariamente por meio de diversas viagens em carretas tanques duplos até a Estação de Tratamento de Esgoto Lavapés da Sabesp em São José dos Campos, cujo transporte gera custos.


MAIS NOTÍCIAS

Urbam