14 de julho de 2024

CACELLAIN OLIMPÍADAS COPA DO MUNDO JOGOS AO VIVO

Olimpíadas, Prognósticos, palpites de futebol ESCALAÇÕES E NOTÍCIAS, Prognósticos, palpites de futebol ESCALAÇÕES E NOTÍCIAS Blog do Apostador on-line, dedicado a dicas das melhores casas de apostas, prognósticos e palpites de partidas de futebol no Brasil e Mundo

Saae/Sorocaba é premiado pela ARES-PCJ no 3º Ciclo da Metodologia Acertar – Agência de Notícias

3 min read



15 de abril de 2024

12:11

Por: Secom

Fotos: Saae/Sorocaba

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) recebeu, na última quinta-feira (11), a premiação da Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES-PCJ), do 3º Ciclo da Metodologia Acertar, durante o encontro sobre “Atualizações do Setor de Saneamento Básico”.

O evento organizado pela ARES-PCJ, em parceria com Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae) Regional São Paulo, contou com a presença de representes de serviços de abastecimento das Regiões do PCJ, Sorocaba, Ribeirão Preto, Araraquara, Mogi das Cruzes e São José do Rio Preto. A ocasião contou com a participação da secretária substituta, Patrícia Areal, da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades.

O Saae/Sorocaba foi premiado na categoria ‘Top 10’. O reconhecimento, com a entrega de troféus, foi idealizado como forma de valorizar a participação dos prestadores de serviços de água e esgoto e a dedicação de seus profissionais envolvidos no 3º Ciclo da Metodologia, concluída no início de dezembro de 2023. Ao todo, foram entregues 17 prêmios a esses prestadores nas três categorias “Reconhecimento”, “Top 10” e “Destaque”.

De acordo com os organizadores, a metodologia Acertar foi elaborada para permitir procedimentos padronizados de Auditoria e Certificação de Informações do Sistema Nacional de Informações de Saneamento (SNIS), com o propósito de aprimorar os processos de gestão das informações dos prestadores de serviços de saneamento.

De acordo com os organizadores, o projeto Acertar surgiu a partir da necessidade de melhorar a qualidade da informação sobre o saneamento básico e aperfeiçoar e certificar o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), administrado pelo Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental, do Ministério das Cidades. O objetivo é orientar os serviços de água acerca de metodologias para auditoria e certificação de informações que são cadastradas no SNIS. Ao fim do projeto, os prestadores de serviços de saneamento que se destacaram no ano são reconhecidos com o prêmio dado pela Agência Reguladora.

A iniciativa traz confiança no uso de indicadores de desempenho, com impacto relevante no setor de saneamento nacional, trazendo cada vez mais profissionalismo e estruturação dos processos. A metodologia, instituída pela Portaria Federal nº 719, de 12/12/2018, é uma iniciativa desenvolvida pelas Agências Reguladoras Infranacionais, em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR) e o Ministério das Cidades.

Um dos fatores de reconhecimento do bom serviço prestado pelo Saae/Sorocaba se deu pelo resultado de pesquisa divulgado em setembro de 2022. O nível de satisfação em relação aos serviços prestados à população atingiu a nota geral de 8,4, em pesquisa encomendada pela ARES-PCJ, órgão que regula 64 municípios do estado paulista. Houve significativa evolução na nota em relação às pesquisas anteriores, também coordenadas pela agência reguladora. Em 2017, a nota da autarquia foi 7,8, ao passo que, em 2020, registrava 7,7. Além disso, a tarifa de consumo de água residencial praticada pelo Saae/Sorocaba está entre as mais baratas do Estado de São Paulo, sendo a segunda menor praticada em toda a Região Metropolitana (RMS).

Confira abaixo cada um dos vencedores, por categoria:

Categoria Reconhecimento:
Águas de Votorantim – Votorantim
Caepa – Paraibuna
Coden – Nova Odessa
Saae – São Carlos
Saae – Amparo

Categoria Top 10:
BRK Ambiental – Limeira
BRK Ambiental – Sumaré
Daee – Araraquara
DAE – Jundiaí
Daev– Valinhos
Saae – Indaiatuba
Saae – Sorocaba
Saerp – Ribeirão Preto
Sanasa – Campinas
Sanebavi – Vinhedo

Categoria Evolução:
BRK Ambiental – Sumaré

Categoria Destaque:
Sanasa – Campinas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *