19 de junho de 2024

CACELLAIN OLIMPÍADAS COPA DO MUNDO JOGOS AO VIVO

Olimpíadas, Prognósticos, palpites de futebol ESCALAÇÕES E NOTÍCIAS, Prognósticos, palpites de futebol ESCALAÇÕES E NOTÍCIAS Blog do Apostador on-line, dedicado a dicas das melhores casas de apostas, prognósticos e palpites de partidas de futebol no Brasil e Mundo

Operação Guarda em Ação leva tranquilidade aos comerciantes do Jardim Noroeste – CGNotícias

4 min read

Há 12 anos, Eduardo Ramos Ribeiro tem um pequeno estabelecimento de secos e molhados no Jardim Noroeste, bairro localizado na Região Urbana do Prosa de Campo Grande. O empreendedor conta que uma das maiores dificuldades quanto à segurança pública da região, está associada aos acidentes de trânsito. Por isso, o sentimento de bonança durante o período em que a Base Móvel foi instalada na Praça da Juventude, foi constante. “É um bairro que está crescendo muito rápido, visto a quantidade e variedade de comércio que temos por aqui para atender toda a comunidade. E isso traz o movimento e movimento, é trânsito”, aponta.

A Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande (GCM) levou, em sua oitava semana, a Operação Guarda em Ação ao Jardim Noroeste. Foram sete dias de atendimento itinerante que atua com averiguações, ações preventivas e repressivas, além do combate ao furto de fios e outras situações de violência. A Base Móvel foi instalada na Praça da Juventude, onde em seu entorno, há uma grande quantidade de estabelecimentos comerciais, além do movimento constante dos usuários da praça.

“Durante a semana que a Base ficou aqui na Praça, tivemos uma redução clara do que era os perigos do trânsito, principalmente relacionado aos motociclistas. Eles costumavam passar pela rua em alta velocidade, além de, sempre a partir das 16h, virem à praça e começarem a fazer muito barulho com os aceleradores e escapamentos. Depois da operação da guarda, está um sossego esse lugar”, aponta Selma dos Santos Silva. A atendente trabalha há dois anos em uma padaria em frente à praça.

Neide Lima de Freitas tem uma loja de roupas há quase três anos no Jardim Noroeste. A varejista conta que com a presença da Base da Guarda, ela ficava segura em deixar os manequins e mostruários na calçada, além de se sentir protegida em seu estabelecimento.

“Como trabalho sozinha, muitas vezes chega mais de um cliente na loja e quando tenho que ir ao estoque buscar novas opções e quando volto, já fui assaltada. Uma vez, levaram cinco bonés de uma vez. Trabalho sempre com a porta trancada. Com a presença da guarda, pude vender em paz e sem nenhuma tensão com riscos à violência. O bairro é ótimo, tem um público consumidor muito ativo, é válido trabalhar aqui. E quando temos esse apoio do poder público relacionado a segurança, ganhamos um fôlego a mais, seja nos negócios, seja como cidadão comum mesmo”, descreve.

 

A Base Móvel operou das 7h às 22h com rondas e atendimento aos anseios da população. Além disso, disponibilizou os serviços de apoio da Patrulha Maria da Penha, Trânsito e Patrulha Ambiental. Segundo censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o bairro apresenta um dos maiores números de crianças e adolescentes da Capital (32,7% da população).

A operação contou com 4 viaturas de 4 rodas e 6 motos que deram suporte e reforço no bairro, além da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e Grupamento Especializado de Motopatrulhamento (GEMOP) para trabalhos na segurança da região. A Base Móvel abriga equipes responsáveis pela atuação em rondas preventivas, atendimentos, serviços de apoio como Patrulha Maria da Penha, Trânsito e Patrulha Ambiental, orientação à população com as demandas trazidas por ela, bem como o recebimento de denúncias via 153.

O projeto iniciou a sua primeira edição no dia 5 de fevereiro no Bairro Caiobá, onde permaneceu até o dia 11, contemplando a região da Lagoa. Do dia 12 até o dia 18 de fevereiro, a base contemplou a região Central, em frente à Morada dos Baís. Do dia 19 ao dia 25 de fevereiro, o dispositivo de segurança contemplou o primeiro bairro da Região Segredo, o Nova Lima. Do dia 26 de fevereiro ao dia 1º de março, a base migrou para a Região Anhanduizinho onde permaneceu por quatro semanas na mesma região. A ação atendeu primeiramente o Bairro Alves Pereira, e depois realizou a ação nos bairros: Los Angeles, Jardim Canguru e Guanandi. Na semana passada, a Operação Guarda em Ação atendeu o Prosa no Jardim Noroeste.

 

#pratodosverem. A matéria possui cinco imagens.

Foto1 imagem de uma das ruas comerciais do Jardim Noroeste.
Foto2 imagem da equipe GCM em frente à praça, durante operação.
Foto3 imagem do empreendedor Eduardo em seu estabelecimento.
Foto4 imagem da atendente Selma na padaria onde ela trabalha.
Foto5 imagem da varejista Neide atrás do balcão do caixa de pagamento de sua loja.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não perca