13 de junho de 2024

CACELLAIN OLIMPÍADAS COPA DO MUNDO JOGOS AO VIVO

Olimpíadas, Prognósticos, palpites de futebol ESCALAÇÕES E NOTÍCIAS, Prognósticos, palpites de futebol ESCALAÇÕES E NOTÍCIAS Blog do Apostador on-line, dedicado a dicas das melhores casas de apostas, prognósticos e palpites de partidas de futebol no Brasil e Mundo

Estudantes do IFSP se destacam no Desafio Swift Student Challenge da Apple – IFSP

2 min read

Estudantes do ensino médio foram premiados por suas criações inovadoras no desenvolvimento de aplicativos

A Apple anunciou, no último dia 28 de março, os vencedores da edição de 2024 do Desafio Swift Student Challenge, e dois estudantes do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) estão entre os premiados. Vinicius Alves Rocha dos Santos, do curso técnico de Redes de Computadores integrado ao ensino médio do Campus Pirituba, e Julio Cesar Dantas de Melo, do curso técnico de Logística integrado ao ensino médio do Campus Jundiaí, conquistaram seus lugares na lista dos 350 vencedores.

O Desafio Swift Student Challenge proporcionou a milhares de estudantes a oportunidade de demonstrar sua criatividade e habilidades no desenvolvimento de aplicativos. Vinicius e Julio se destacaram com suas criações inovadoras, que não apenas mostram sua habilidade técnica, mas também abordam questões relevantes da sociedade contemporânea.

Ambos os estudantes premiados tiveram a oportunidade de participar, em 2023, do projeto de Novos Negócios em TIC, o orientador, professor Felipe Rodrigues Martinez Basile foi um dos selecionados e escolheu os estudantes Vinicius e Julio para participarem do projeto que foi conduzido pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE). O projeto possibilitou o aprendizado em design, empreendedorismo e programação, utilizando conhecimentos de linguagem SWIFT para aplicação em ecossistema de dispositivos Apple (como tablets, smartphones e smartwatches), especificamente que utilizam o sistema operacional iOS. Após alguns meses de desenvolvimento deste projeto de Novos Negócios em TIC, apresentaram com outros colegas da equipe Lightning Bolt, o aplicativo AiEuAprendo. Ao final do desenvolvimento do projeto, surgiu a oportunidade dos estudantes participarem do desafio no início do ano de 2024.  

Vinicius desenvolveu o jogo “cyber.space”, cujo objetivo é conscientizar as pessoas sobre segurança cibernética. Em seu game, o jogador assume o papel de Michael, um viajante intergaláctico que enfrenta desafios como ataques de hackers e vírus enquanto explora o planeta Aqualis. Vinicius explica: “Ao longo do trajeto, é preciso superar esses desafios para chegar ao fim do jogo.”

Já Julio criou o jogo “Future Earth”, um jogo de pixel art que aborda a temática da sustentabilidade e das mudanças climáticas. No jogo, o usuário é um empreendedor responsável por administrar fábricas e lidar com as consequências ambientais de suas ações. Com o aumento do efeito estufa, o jogador é desafiado a reverter os danos ambientais plantando árvores e restaurando o equilíbrio ecológico. Julio destaca: “Future Earth é mais do que um jogo; é um convite à reflexão sobre as consequências de nossas ações e a importância da sustentabilidade.”

Os vencedores receberão da Apple um certificado oficial, uma assinatura de um ano no Apple Developer Program e um AirPod Max. Esta premiação é um reconhecimento do talento e da dedicação dos estudantes do IFSP, que continuam a se destacar no cenário tecnológico nacional e internacional.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *