19 de junho de 2024

CACELLAIN OLIMPÍADAS COPA DO MUNDO JOGOS AO VIVO

Olimpíadas, Prognósticos, palpites de futebol ESCALAÇÕES E NOTÍCIAS, Prognósticos, palpites de futebol ESCALAÇÕES E NOTÍCIAS Blog do Apostador on-line, dedicado a dicas das melhores casas de apostas, prognósticos e palpites de partidas de futebol no Brasil e Mundo

Agência Minas Gerais | Belo Horizonte recebe primeira rodada do Seminário Regional de APLs

3 min read

“Belo Horizonte e Região Metropolitana têm uma vocação latente. Não à toa, a cidade é chamada de capital da moda. Esse foi um dia riquíssimo, com entidades unidas para dar as mãos em prol dos setores produtivos. Estamos num momento de compartilhar, e a informação só é valiosa quando chega ao outro”.

O relato é de Giovanna Penido, empreendedora e articuladora da Frente da Moda Mineira (FMM), que participou do Seminário Regional de Arranjos Produtivos Locais (APLs), na quarta-feira (3/4). 

A ação reuniu mais de 40 participantes no Espaço Varejo Inteligente, da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), e teve como finalidade aproximar as oportunidades do Governo de Minas para impulsionar os setores produtivos da Região Metropolitana. 

“Hoje, o acesso à informação é uma moeda extremamente valiosa para o sucesso de qualquer negócio. Com os seminários regionais, estamos ajudando os setores produtivos a crescerem por meio de uma carteira de produtos do governo”, afirma o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.

Fortalecimento da cadeia produtiva

O seminário realizado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), contou com mais de 15 apresentações ao longo do dia sobre os programas, benefícios e oportunidades de entidades que compõem o Núcleo Gestor dos Arranjos Produtivos Locais (NGAPL).

Estiveram presentes representantes do Sebrae Minas, Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg) e Agência de Promoção de Investimentos de Minas Gerais – Invest Minas. 

Além disso, houve palestras sobre gestão financeira, com o Conselho Regional de Administração (CRA), e desenvolvimento setorial com fomento e impactos coletivos pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

Agentes de empresas como Mercado Livre, Correios e Shopee ainda levaram informações sobre marketplace e estratégias de frete para impulsionar vendas, alinhadas às novas formas de comercialização digital. 

Por meio de programas da Sede-MG, os presentes ainda tiveram contato com plataformas de promoção de exportações e de comércio exterior, bem como de tecnologia e inovação, por meio de ações como o Pesquisador na Empresa e Cidades do Futuro. Também durante o evento, houve a entrega de atualização do certificado do APL Biotecnologia da RMBH.

“O reconhecimento de arranjos é algo que vem para somar. É o que faz com que as indústrias mineiras possam se tornar mais fortes e colaborativas, sendo hoje um diferencial no Brasil”, conta Jorge Domingos Peixoto, membro do núcleo executivo da FMM, que impacta pelo menos 20 APLs no estado, nas diversas cadeias produtivas da moda, que empregam mais de 80 mil mineiros. 

APLs 

Um Arranjo Produtivo Local (APL) é uma aglomeração de empresas em um mesmo território, com especialização produtiva, que mantêm vínculos de cooperação por meio de um núcleo representativo – também chamado de governança. 

Ou seja, é uma forma de as empresas de um setor forte em uma região aumentarem a capacidade de negociação, o acesso a mercados, a competitividade e a qualidade dos produtos e serviços.

“O APL é um dos instrumentos mais fortes que temos dentro do Estado como ação de apoio à diversificação econômica e ao desenvolvimento das potencialidades regionais”, afirma o subsecretário de Liberdade Econômica e Empreendedorismo, Rodrigo Melo.

Na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), existem sete arranjos produtivos: Vestuário; Tecnologia da Informação e Comunicação; Móveis; Gemas e Joias; Bolsas e Calçados; Biotecnologia; e Cerveja Artesanal. 

Ao todo, eles reúnem 54 mil empresas, compreendendo 30 municípios e resultando em 85 mil empregos diretos. 

“Esse trabalho de fomento aos APLs é feito para valorizar o território de Minas Gerais, levando desenvolvimento econômico para suas diversas regiões”, explica o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.

As informações sobre local, horário e inscrições para os próximos seminários estarão disponíveis no site e nas redes sociais da Sede-MG.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *