O Selo Carioca ESG Racial será lançado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima na quinta-feira (04/04), das 16h às 18h, no Museu Histórico Nacional (Praça Marechal Âncora s/n, Centro). O evento, que integra a I Semana das Nações de Matriz Africana Luzia de Pinta, foi adiado devido à possibilidade de fortes chuvas na cidade entre os dias 21 e 24 deste mês. A realização é em parceria com a Associação Pacto de Promoção da Equidade Racial.
O objetivo do selo é reconhecer empresas privadas, organizações da sociedade civil e instituições públicas nas categorias “compromisso” e “responsabilidade” no combate ao racismo e às desigualdades étnico-raciais. O ciclo de desenvolvimento dura um ano, dividido em três partes de 2, 6 e 4 meses.
O Selo Carioca ESG Racial é composto por três eixos com variáveis correspondentes às atividades desenvolvidas no âmbito do meio ambiente (E), da promoção da equidade racial (R) e da governança (G). Os eixos, por sua vez, são agrupados em dois principais índices: Índice ESG de Equidade Racial, que compõem a métrica do eixo “R”, e o Índice de Meio Ambiente e Governança (IEG), dos eixos “E” e “G”.
A adesão ao Protocolo ESG Racial da Pacto de Promoção da Equidade Racial e a apresentação da Certificação do IEER – Índice ESG de Equidade Racial (N1) são premissas fundamentais para a candidatura do recebimento do selo instituições públicas e privadas.
A cerimônia de lançamento será aberta ao público.