24 de junho de 2024

CACELLAIN OLIMPÍADAS COPA DO MUNDO JOGOS AO VIVO

Olimpíadas, Prognósticos, palpites de futebol ESCALAÇÕES E NOTÍCIAS, Prognósticos, palpites de futebol ESCALAÇÕES E NOTÍCIAS Blog do Apostador on-line, dedicado a dicas das melhores casas de apostas, prognósticos e palpites de partidas de futebol no Brasil e Mundo

Edital conjunto entre IFSP e IFSULDEMINAS culmina em projetos de sucesso – IFSP

3 min read

Resultado do trabalho em rede enfoca necessidades dos arranjos produtivos locais

O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e o Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) finalizaram com êxito o Edital Conjunto nº 1/2022, evidenciando resultados promissores. Os projetos selecionados, frutos da colaboração entre pesquisadores de ambas as instituições, visaram atender às demandas da sociedade e aos arranjos produtivos locais.

Denominados “Produção de conhecimentos para o desenvolvimento rural sustentável: Diagnóstico, sistematização e intercâmbios entre as Redes Agroecológicas do Leste Paulista e Sul de Minas” e “Desenvolvimento de software/aplicativo para gestão de propriedades cafeeiras”, os projetos receberam apoio financeiro de R$30 mil cada um. Esse montante permitiu não só a remuneração de bolsistas, mas também a aquisição de recursos necessários para o desenvolvimento das pesquisas.

O objetivo do edital foi estimular a criação de soluções técnicas e tecnológicas que beneficiassem a comunidade, conectando-se, quando pertinente, com a Extensão, em harmonia com o mundo do trabalho e a educação profissional e tecnológica.

Coordenado pelo professor Lincoln Amaral, do Campus São João da Boa Vista do IFSP, e pela servidora, Aloísia Rodrigues Hirata, do IFSULDEMINAS, o projeto “Produção de conhecimentos para o desenvolvimento rural sustentável” contou com a parceria de diversas entidades, como Embrapa, Unicamp, Fundação Itesp, Amater, Articulação Paulista de Agroecologia (APA) e Associação Brasileira de Agroecologia. A investigação realizada resultou em um minucioso mapeamento e georreferenciamento das principais atividades em Agroecologia e Agricultura Orgânica nas regiões do Leste Paulista, abrangendo 95 municípios, e do Sul de Minas, com 131 municípios. Essa iniciativa culminou na criação de um banco de dados acessível ao público, disponível através do link: https://agroecologiaemrede.org.br/. Esse recurso permite a consulta dos resultados obtidos, fornecendo um amplo panorama das práticas agroecológicas na área estudada. Além disso, a pesquisa gerou um extenso catálogo de ações positivas em Agroecologia, que têm potencial para orientar a formulação de políticas públicas voltadas para o setor. Como parte das atividades, foram promovidos dois intercâmbios entre agricultores das duas regiões, realizados em Inconfidentes/MG e Nazaré Paulista/SP. Esses eventos facilitaram o reconhecimento e a troca de informações entre as redes, organizações e experiências agroecológicas identificadas durante o estudo, promovendo uma colaboração frutífera entre os envolvidos.

Por sua vez, o projeto “Desenvolvimento de software/aplicativo para gestão de propriedades cafeeiras”, conhecido como èpCafé, liderado pelos Campi Salto (IFSP) e Inconfidentes (IFSULDEMINAS), concentrou-se na criação de uma ferramenta de rastreabilidade para a lavoura cafeeira. Realizaram-se atividades de levantamento de requisitos junto a produtores cafeeiros em várias cidades de Minas Gerais. O aplicativo, agora em desenvolvimento, promete facilitar a gestão das propriedades, trazendo inovação para os pequenos e médios cafeicultores.

Ao proporcionar uma plataforma acessível e intuitiva, o èpCafé visa não apenas melhorar a gestão das fazendas, mas também integrar as famílias dos cafeicultores no processo produtivo, inclusive mulheres, ampliando sua participação na agricultura e promovendo a inclusão tecnológica.

Esses projetos destacam-se pela sua abordagem específica no setor agroindustrial do café, representando avanços significativos para a agricultura regional.

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *