24 de fevereiro de 2024

CACELLAIN COPA DO MUNDO JOGOS AO VIVO

, Prognósticos, palpites de futebol ESCALAÇÕES E NOTÍCIAS, Prognósticos, palpites de futebol ESCALAÇÕES E NOTÍCIAS Blog do Apostador on-line, dedicado a dicas das melhores casas de apostas, prognósticos e palpites de partidas de futebol no Brasil e Mundo

Agência Minas Gerais | Epamig ITAP conta com infraestrutura de fazenda-escola para aulas práticas

4 min read

O Instituto Tecnológico de Agropecuária de Pitangui – (Epamig ITAP) está com inscrições abertas para os interessados em ingressar no Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária de Precisão, no ano de 2024. São ofertadas 40 vagas. O curso é presencial e gratuito, com regime acadêmico em tempo integral, duração de seis semestres letivos e obrigatoriedade de estágio supervisionado.

As inscrições terminam sexta-feira (18/2). A seleção dos candidatos será pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos anos de 2020, 2021, 2022 ou 2023. Caso o interessado tenha realizado o Exame em mais de uma edição nesse período, será considerada a maior nota. As vagas serão distribuídas em cinco modalidades, de acordo com a Lei 22.570 da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que dispõe sobre as políticas de democratização do acesso e de promoção de condições de permanência dos estudantes nas instituições de ensino superior mantidas pelo Estado.

Também está disponível o edital de vagas remanescentes que irá atender aqueles candidatos que já concluíram o ensino médio, mas não fizeram o Enem no período especificado ou em outra oportunidade, além dos interessados na transferência de curso ou na obtenção do novo título, caso as vagas ofertadas não sejam preenchidas.

Conhecimento e prática

O curso superior de Tecnologia em Agropecuária de Precisão da Epamig ITAP é o primeiro do Brasil com este enfoque e conta com a infraestrutura de uma fazenda-escola para a realização de aulas práticas e aplicadas. “Nos cursos tecnólogos, os conteúdos básicos são mais integrados aos conteúdos aplicados, o que possibilita aos egressos chegarem mais preparados ao mercado de trabalho ou para empreenderem”, ressalta o chefe-geral do Instituto, Frederico Passos.

O currículo abrange aspectos agronômicos, como nutrição de plantas, controle de pragas e doenças, e tratos culturais, além de conhecimentos zootécnicos, como nutrição animal, melhoramento genético e ambiência. “Para enriquecer ainda mais a formação, os alunos têm acesso a uma gama de equipamentos de última geração presentes no mercado. Isso inclui experiências práticas, como monitoramento e pulverização por meio de drones, operação de tratores autônomos, análise de dados, utilização de sensores no campo, dentre outras tecnologias”, detalha o coordenador do curso Thiago Furtado.

Infraestrutura

O Instituto Tecnológico de Agropecuária de Pitangui integra a estrutura da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), que completa 50 anos no próximo mês de agosto. Fundado em 1990, como Instituto Técnico de Agropecuária e Cooperativismo – ITAC, atuou na formação de 980 técnicos em Agropecuária até o final de 2021. A mudança do nome veio com a criação do curso superior, instituído em 2022. 

A Fazenda-Escola, na zona rural de Pitangui (MG), possui 442 hectares, sendo 88,4 ha de reserva legal. A área é banhada pelos rios São João e Pará. O edifício-sede abriga as salas de aula e os laboratórios, além de salas de estudo e de tutoria, biblioteca, auditório e anfiteatro. Novos espaços, como os laboratórios de Fisiologia Vegetal, de Microbiologia, de Físico-química, de Biologia Molecular, de Física e Eletrotécnica, e de Precisão, além de salas de estudo e de tutoria, estão sendo instalados.

As áreas de campo contam com estrutura para criação de animais – bovinos, aves e abelhas – e para a agricultura – olericultura, culturas anuais, fruticultura, cafeicultura e casas de vegetação. “Esta combinação de teoria e prática permite que os estudantes desenvolvam adequadamente as habilidades necessárias para enfrentar os desafios contemporâneos no setor agropecuário. A grade e a proposta do curso foram pensadas para atender uma necessidade crescente do mercado, que está em busca de mão-de-obra qualificada que una o conhecimento teórico ao domínio e à aplicação da tecnologia no dia-dia da propriedade”, destaca o coordenador de Ensino da Epamig ITAP, Robson de Assis Souza.

Mais informações em https://www.epamig.br/itap/processoseletivo/.

Epamig ILCT

A Epamig Instituto de Laticínios Cândido Tostes (Epamig ILCT) também está com inscrições abertas até o dia 18/2. São 40 vagas para o Curso Superior de Tecnologia em Laticínios, em Juiz de Fora. O edital e mais informações podem ser consultados em https://www.epamig.br/ilct/processoseletivo/. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *