Agência Minas Gerais | Minas Gerais é destaque no Ranking de Universidades Empreendedoras 2023
Entre os esforços do Governo de Minas para o desenvolvimento econômico e social do estado estão investimentos em ciência, tecnologia e inovação.
Os resultados dessas ações já são uma realidade.
Três renomadas instituições mineiras se destacaram no cenário 2023 do top dez do ranking de Universidades Empreendedoras 2023, que avalia critérios como cultura empreendedora, inovação, extensão, internacionalização, infraestrutura e capital financeiro.
O levantamento feito pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores, divulgado em novembro, mensura as iniciativas empreendedoras das instituições de ensino superior de todo Brasil.
As universidades que se destacaram no top dez do ranking são: a Universidade Federal de Viçosa (UFV), que conquistou terceiro lugar, seguida pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em quarto, e a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) em sexto.
Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio afirma que essa é uma enorme conquista, que reforça os resultados positivos que o estado tem alcançado e faz jus aos investimentos do Governo de Minas para a promoção da inovação.
“Minas Gerais é um estado com enorme potencial inovador e tecnológico. Ter três instituições mineiras no top dez desse ranking é uma honra, um fato que mostra que estamos no caminho certo ao investir em tecnologia inovadora e programas de empreendedorismo”, destaca Passalio.
Reconhecimento
Também foi lançado o Índice de Institutos Federais Empreendedores (Iife), junto com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).
O estudo propõe análises inéditas sobre as práticas empreendedoras e de inovação nos Institutos Federais, a partir dos indicadores de inovação, extensão, cultura empreendedora, internacionalização, infraestrutura e capital financeiro.
Nesta edição, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IF Sul de Minas) ocupou o terceiro lugar geral, com nota 55,01 entre mais de 30 instituições contempladas no estudo.
Além disso, também estão bem avaliadas o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet/MG) com nota 49,5 e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), com nota 47,33.
O subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Bruno Araújo, frisa que a visibilidade proporcionada pelo ranking não só eleva o prestígio das universidades, como também ressalta o trabalho feito pelo Governo do Estado.
“Este destaque não reflete apenas o comprometimento das universidades com a promoção da cultura empreendedora e inovação, mas também o compromisso do Governo de Minas Gerais em colocar o Estado como um polo de educação, inovação e empreendedorismo”, pontua Bruno.
Ações do Governo de Minas
O projeto Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação (Vuei) é uma das iniciativas do Governo de Minas Gerais que visa apoiar o desenvolvimento dos ecossistemas de inovação e empreendedorismo nas Instituições de Ensino Superior do Estado.
Fomentando iniciativas para aproximar o mercado da vivência universitária, o Vuei oferece capacitação especializada e ferramentas práticas e estratégias aos professores e alunos.
A proposta é despertar o protagonismo, a autonomia e a proatividade de estudantes da graduação e pós-graduação, além de estimular a criação de projetos e negócios inovadores que envolvam ciência e tecnologia.
O Vuei também seleciona e capacita times de professores e alunos em campus universitários, por meio de mentorias e hackathons — eventos que reúnem profissionais relacionados à área de programação, com o intuito de criar soluções inovadoras para algum problema específico —, ligas de empreendedorismo, formações transversais e outras iniciativas que fomentam o empreendedorismo e a inovação.
Para a diretora de Inovação Aberta e Empreendedorismo Tecnológico, Maria Laura Starling, a segunda edição do projeto ampliou o impacto das ações realizadas em Minas Gerais.
“O projeto apoia aproximadamente 360 alunos que colaboram com mais de 120 professores universitários em 56 campus universitários.
As ações são realizadas em mais de 40 municípios mineiros, espalhados por todas as regiões do estado. É gratificante acompanhar o impacto que cada time tem realizado em seu território e poder apoiar a formação de novos talentos”, destaca.