Até o dia 10 de dezembro, a Secretaria da Mulher estará presente em diversos bairros levando informações para a população – Ana Bia Novais/SPM-Rio
A Secretaria de Políticas e Promoção da Mulher iniciou a campanha dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher, neste sábado (25/11), data que marca o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres. Até o dia 10 de dezembro, a Secretaria da Mulher estará presente em diversos bairros do Rio de Janeiro levando informações para a população sobre os serviços de acolhimento à mulher em situação de violência. A finalidade da ação é conscientizar a sociedade sobre os tipos de violência por meio de um jogo denominado Amarelinha da Vida, que consiste em pular sobre 16 casas representadas por alguma violência doméstica.
O primeiro dia de campanha teve início nesta manhã no Calçadão de Campo Grande, e na parte da tarde no Calçadão de Bangu. A ação terá sequência neste domingo (26/11), às 9h, no Posto 3 da Praia de Copacabana, e a tarde a partir de 13h, no Posto 2 do Aterro do Flamengo.
Para a secretária Joyce Trindade é fundamental abordar sobre o enfrentamento à violência contra a mulher em todos os espaços.
– A sociedade precisa ter consciência que a violência contra a mulher é crime. Por meio da Amarelinha da Vida vamos convidar as pessoas a participarem da brincadeira como forma de conscientizar sobre as formas de violência e mostrar que tem saída. Com acolhimento, informação e políticas públicas podemos transformar esse cenário que afeta toda a sociedade.
O Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres é reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 1990 e presta homenagem às irmãs Patria, Minerva e María Teresa Mirabal, assassinadas em 1960, na República Dominicana. A data também convoca a população para os “16 Dias de Ativismo Contra a Violência de Gênero”, uma campanha internacional que começa em 25 de novembro e vai até 10 de dezembro, Dia dos Direitos Humanos.