Sábado tem feiras de adoção de pets e vacinação antirrábica
Cláudio Souza
Secretaria de Saúde
Colaboração da estagiária Rayane Ricardo
A Prefeitura de São José dos Campos realiza neste sábado (25), das 8h30 às 13h30, mais uma feira de adoção de cães e gatos no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), localizado na Rua George Williams, 581, no Parque Industrial, na região sul.
Estarão disponíveis 74 animais, todos castrados e microchipados, cuja lista pode ser consultada na página do CCZ. São 72 cães (60 machos e 12 fêmeas) e 2 gatas. Os requisitos para poder adotar são ter 18 anos ou mais, morar em São José e apresentar documento original com foto e CPF para a formalização do processo.
Após o procedimento ser concluído, a equipe responsável agenda uma visita na casa do dono na semana seguinte para avaliar a adaptação do animal.
Durante a feira, os visitantes poderão levar o animalzinho de estimação para tomar a vacina antirrábica.
A recomendação é de que os pets sejam conduzidos com coleira e guia, acompanhados por uma pessoa adulta. Também é importante que os tutores levem a caderneta de vacinação.
Adotar um animal requer responsabilidade e dedicação. Neste ano, 85 pets ganharam novos amigos, dispostos a cuidar bem deles.
Dia de Doar
E tem mais ações em prol dos pets neste sábado. Das 10h às 17h, o Fundo Social de Solidariedade promoverá um evento especial em celebração ao Dia de Doar, um movimento global que busca promover a generosidade.
Com programação diversificada, as atividades serão no Parque da Cidade (Avenida Olivo Gomes, 100, em Santana, na região norte), na área verde ao lado do Pavilhão Gaivota.
Uma das atrações será vacinação antirrábica de cães e gatos e outra feira de adoção de animais, paralelamente à que será realizada no CCZ, em mais uma parceria do Fundo Social de Solidariedade com a Secretaria de Saúde.
Para fazer a adoção ou vacinar o pet, é necessário o tutor ser maior de 18 anos e apresentar o documento de identidade. Também é importante levara caderneta de vacinação do animal.
Bem-estar Animal
Criado em 2018, o programa Meu Pet Feliz tem como objetivo estimular a saúde e o bem-estar de cães e gatos, com ênfase na posse responsável.
Engloba diversas ações contínuas, como as feiras de adoção de cães e gatos, as vacinações antirrábicas, as castrações e microchipagens de pets e as ações do castramóvel, a unidade móvel implementada pela Prefeitura.
Desde 2018, já foram realizadas 24.455 castrações de pets, sendo 7.627 com apoio do castramóvel.
A ampliação do atendimento gratuito do programa Meu Pet Feliz é mais um compromisso cumprido do Plano de Gestão 2021-2024.
Meu Pet Feliz
Não perca as oportunidades disponibilizadas pela Prefeitura. Estão abertas, desde esta terça-feira (21), as inscrições para a 25ª fase do programa Meu Pet Feliz com 1.000 vagas destinadas a castrações e microchipagens gratuitas de cães e gatos.
As inscrições prosseguem até as 22h do próximo dia 26 (domingo). No entanto, as vagas podem se esgotar antes deste prazo, dependendo da procura.
Os tutores interessados deverão fazer a inscrição no formulário on line no site da Prefeitura. A idade mínima para inscrição nos programas de castração é de 18 anos e o interessado tem que morar em São José.
Além de passar pela cirurgia, os animais são microchipados. O objetivo é minimizar casos de abandono, maus-tratos e furto. Ambos os procedimentos são gratuitos e serão realizados no CCZ.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde