24 de maio de 2024

CACELLAIN OLIMPÍADAS COPA DO MUNDO JOGOS AO VIVO

Olimpíadas, Prognósticos, palpites de futebol ESCALAÇÕES E NOTÍCIAS, Prognósticos, palpites de futebol ESCALAÇÕES E NOTÍCIAS Blog do Apostador on-line, dedicado a dicas das melhores casas de apostas, prognósticos e palpites de partidas de futebol no Brasil e Mundo

Prefeitura de Cuiab | 6 Edio do Festival Kwanzaa marcou as celebraes alusivas ao Dia da Conscincia Negra

3 min read

A 6ª Edição do Festival Kwanzaa foi marcada por uma extensa programação pelo Dia da Consciência Negra, celebrado nesta segunda-feira (20). O tradicional Café Afro foi uma das atividades realizadas pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, em conjunto com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, na última sexta-feira (17), no auditório da Sala dos Conselhos.

O evento reuniu representantes de diversos segmentos afrodescendentes, proporcionando um espaço enriquecedor de troca de experiências e reflexões sobre a importância da igualdade de direitos na sociedade. Além de promover a expressão artística, o evento incentivou a reflexão sobre a importância da diversidade e o respeito às diferenças.

O presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Edvandi França, destacou os avanços em políticas públicas afirmativas e a relevância dos conselhos de direitos na luta pela igualdade racial. Ele ressaltou a importância de celebrar o Dia da Consciência Negra, destacando os progressos alcançados na educação e na representação política, enquanto reconhece que a desigualdade persiste, exigindo esforços contínuos.

O deputado estadual Juca do Guaraná, único parlamentar negro na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, enfatizou seu orgulho e compromisso contínuo com a luta pelos direitos da comunidade negra. Ele ofereceu seu gabinete como recurso e convidou a comunidade a buscar apoio para promover a igualdade na sociedade.

O coordenador do Museu da Imagem e Som de Cuiabá (Misc), Cristovão Gonçalves, representando a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, destacou a importância desses encontros para despertar a consciência sobre a luta dos negros e buscar respostas para garantir seus direitos. “É importante marcar a data para que o movimento se solidifique, cresça e ganhe cada vez mais espaço em Cuiabá”, disse.

A programação do festival incluiu uma variedade de atividades, celebrando a cultura e contribuições dos afrodescendentes, promovendo conscientização e buscando a igualdade de direitos. O título Kwanzaa destaca não apenas a expressão cultural, mas também a resistência daqueles que continuam lutando por respeito.

A Praça da República, uma das mais tradicionais da capital, foi palco da 18ª Edição da Cultura Afro-brasileira, onde trançadeiras habilidosas apresentaram diferentes estilos de tranças, demonstrando a diversidade e o talento da comunidade afrodescendente.

À noite, o Museu da Imagem e Som de Cuiabá-Misc exibiu o documentário “Os Sonhos não Envelhecem” – Clube da Esquina e Milton Nascimento, dirigido por Dennis Carvalho, aberto ao público.

As atividades do Festival Kwanzaa se estenderam durante o fim de semana, com o evento “Rota da Ancestralidade – Cortejo Afro”, simbolizando as raízes culturais africanas. No domingo (19), na Praça Santos Dumont, além da tradicional feira regional, a população pôde conferir apresentações culturais, proporcionando um ambiente festivo para toda a família.

Encerrando a programação no Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, a população participou de uma caminhada, tendo como ponto de concentração a Praça 08 de Abril, promovendo a união em torno do respeito, da diversidade e da valorização da cultura afro-brasileira.

“A Prefeitura de Cuiabá reforça seu compromisso com a promoção da igualdade e da diversidade, utilizando eventos como esse para construir uma cidade mais inclusiva e consciente. Trata-se de uma celebração significativa, por ser um momento de reflexão da rica herança cultural afro-brasileira”, concluiu o secretário-adjunto de Cultura, Justino Astrevo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *