15 de julho de 2024

CACELLAIN OLIMPÍADAS COPA DO MUNDO JOGOS AO VIVO

Olimpíadas, Prognósticos, palpites de futebol ESCALAÇÕES E NOTÍCIAS, Prognósticos, palpites de futebol ESCALAÇÕES E NOTÍCIAS Blog do Apostador on-line, dedicado a dicas das melhores casas de apostas, prognósticos e palpites de partidas de futebol no Brasil e Mundo

Prefeitura de Cuiab | Horto Florestal: Um espao natural de aprendizado e refgio para crianas e comunidade

3 min read

Com o clima quente característico dessa época do ano, o Horto Florestal se destaca como um local natural de aprendizado e refúgio para crianças e comunidade em geral. Só no mês de outubro, o espaço recebeu por meio de agendamento cerca de 530 estudantes e educadores comprometidos em repassar conhecimentos sobre os biomas que compõem a natureza. Por conta do calor excessivo, a programação ocorreu apenas nos períodos matutinos. Além de centenas de pessoas que visitam por iniciativa própria.

Segundo os professores, o ambiente de aprendizado ao ar livre proporciona às crianças a oportunidade de explorar riquezas da flora e fauna local, além de compreender a importância da preservação ambiental.

Entre as atividades desenvolvidas estão as trilhas ecológicas, observação de aves, exploração de diferentes ecossistemas e orientações sobre conservação. São experiências que proporcionam um aprendizado prático que não pode ser replicado em sala de aula e que evidencia a relevância do Horto Florestal na educação ambiental.

“É sem dúvida uma verdadeira descoberta tanto para os estudantes como para turistas e demais pessoas ao transitar pelas trilhas do Horto Florestal. São várias delas, como a do Jacaré, da Manga, do Caxinguelê, da Amizade, do Ipê, do Mogno, da Teca, da Alameda das Cutieiras, e outras mais. É uma viagem de onde se leva uma bagagem de conhecimento”, pontuou o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável (SMADES), Renivaldo Alves do Nascimento.

Além do público infantil, moradores de diferentes regiões da Capital tem procurado se refugiar na natureza para driblar o calor intenso de Cuiabá. Ou seja, muitas pessoas visitaram o Horto Florestal Tote Garcia sem agendamento. No caso, não estão inclusos no total de visitantes contabilizados no mês. “Em busca de alívio por conta do calor e de ambiente fresco ao ar livre, os visitantes encontram no Horto Florestal um refúgio ideal e se encantam com o que descobrem. Além disso, a sombra das árvores e as áreas verdes oferecem um alívio em meio às altas temperaturas”, explicou a educadora ambiental, Analice Nazário Castelo.

De fato, não tem sido fácil para os moradores da calorosa Cuiabá. Este mês a Capital dos mato-grossenses se destacou como a cidade mais quente do país por diversas vezes, com temperatura acima de 42º.

Vale ressaltar que espaços como o do Horto Florestal desempenham um papel fundamental no bem-estar da comunidade. Oferece um ambiente tranquilo e natural para recreação, exercícios e relaxamento, que contribuem para o bem da saúde física e mental das pessoas.

O trabalho de Educação Ambiental é coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável e acontece durante o ano todo. Interessados, incluindo também grupos de idosos e empresas, além das escolas, podem marcar a visita por meio do telefone (65) 9358-7483.

EM NOVEMBRO

Para o mês de novembro o Horto Florestal já tem programação prevista para atender cinco escolas, sendo que uma delas já confirmou sua visita no dia 1º do mês. Essas visitas promovem a educação ambiental, inspirando as crianças a se tornarem defensoras da natureza e incentivando a próxima geração a cuidar do nosso planeta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *