Prefeitura apresenta novas ações para o Dia da Consciência Negra – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra será comemorado na segunda-feira (20/11). Para celebrar a data, a Prefeitura do Rio apresenta uma série de iniciativas para a promoção de políticas de igualdade racial no município. A partir deste fim de semana, shows, feiras de empreendedores, caminhadas e eventos culturais serão realizados em vários pontos da cidade.
As atividades são desenvolvidas por órgãos municipais, como a Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial (CPIR), órgão ligado à Casa Civil, Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Cultura, que montou uma programação especial na Cidade das Artes e no Museu da História e da Cultura Africana (MUHCAB) sobre o tema.
A Cidade das Artes Bibi Ferreira realizará atividades que refletem sobre a influência do povo africano na formação cultural do Brasil e incluem show do Jongo da Serrinha, teatro, orquestra, oficina de dança afro e exposição. O Arquivo Geral da Cidade lançará uma entrevista da série “Depoimentos Cariocas” com Leci Brandão.
A programação carioca vai até o fim do mês, com eventos como a feira de empreendedorismo no Monumento do Zumbi, o Festival África Mundi, nos Arcos da Lapa, concertos e peças de teatro, na Cidade das Artes, caminhadas no Circuito do Valongo, além do célebre Cortejo da Tia Ciata.
Confira a Programação:
18/11
9h – Caminhada do Cais do Valongo até o Monumento do Zumbi.
10h – Feira de empreendedorismo no Monumento do Zumbi, Praça XI. O evento acontece entre os dias 18 a 20/11, com seminários, shows e feira de afroempreendedores. Evento gratuito.
13h – Roda de Samba – Saravá llê: Aromas Ancestrais: aula sobre perfumaria egípcia ancestral – Muhcab (Rua Pedro Ernesto 80, Gamboa). Entrada franca. Livre.
15h – Rolezinho Literário com Julio Braz. O autor da literatura afro-brasileira fará contações de histórias com o público presente. Sala de Leitura da Cidade das Artes. Entrada: gratuita
19/11
15h – Lançamento do livro “Seu João”, de Filipi Gradim, carioca e imperiano de fé. A obra é baseada na história de uma doce jongueira que queria fazer de cada convidado do jongo um irmão, além de uma negra fina e aprumada, que girava feito rainha, no centro de todos, enquanto o batuque acelerava e as pessoas participavam da dança. Sala de Leitura. Entrada: gratuita
15h – Velhos Malandros: Roda de samba, Muhcab (Rua Pedro Ernesto 80, Gamboa). Entrada franca. Livre.
20/11
Atividades junto ao Monumento de Zumbi dos Palmares:
6h – Roda de Capoeira
8h – Lavagem do Monumento de Zumbi dos Palmares e solenidade com autoridades
10h – Cortejo da Tia Ciata, com agenda de shows, presença de baianas, roda de capoeira, Escola de Mestre Sala e porta bandeiras, Filhas de Gandhi, Fina Batucada, Afoxé Maxambomba, dentre outros. Concentração às 10h, no Terreirinho do Calouste. Evento gratuito.
10h – Apresentação da Banda de Música e Roda de Capoeira no Cais do Valongo
10h – Exposição “OCEE (Orixás, Cultura, Evolução e Essência) – Omolu, a Cura, com fotografias sobre uma iniciação para o santo Omolu dentro do candomblé. Às 15h será realizado o Banquete do Rei, uma cerimônia do candomblé em homenagem ao orixá Omolu, que tem como intuito agradar essa divindade ofertando-lhe pratos com comidas tradicionais, além de fundamentos e ritos que envolvem simbolicamente a narrativa de itãs desse orixá. De terça a domingo (até 30/11). Local: Sala Vip, Cidade das Artes.
10h – Dia de Turista: visita ao Cais do Valongo e MUHCAB – Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (Muhcab)
11h – Apresentação da Banda de Música e Roda de Capoeira, no Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (Muhcab).
14h – Oficina de Dança Afro Brasileira com o instrutor Canela Monteiro. Entrada: gratuita. Cidade das Artes.
16h – OSB Jovem – com a participação especial de duas cantoras do Jongo da Serrinha: Lazir Sinval e Dely Monteiro, descendentes diretas das famílias jongueiras, tradicionais de Madureira, na Zona Norte. Sob regência do maestro Anderson Alves, o concerto apresenta diversas obras de compositores da música popular brasileira como Chiquinha Gonzanga, Pixinguinha, Guerra-Peixe, Tom Jobim e Luiz Gonzaga. A apresentação conta com a participação de cerca de 50 músicos da Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem, de 17 a 29 anos.
Local: Teatro de Câmara
Entrada: gratuita e retirada de ingresso no site da Sympla https://bileto.sympla.com.br/event/88653/d/225807
17h30 – Jongo da Serrinha – 60 anos – o show conta a história da trajetória desse relevante grupo referência da cultura afro-carioca e leva a Cidade das Artes a tradição do jongo com os mais variados instrumentos e figurinos da época para contar a ligação com a África e a história dos jongueiros, que vieram para os morros do Rio com a libertação do povo negro. O Grupo Cultural Jongo da Serrinha se apresenta na Cidade das Artes com 24 integrantes, sendo: 3 cantoras, 6 músicos, 14 jongueiros e 1 produtor.
Local: Praça e Jardim. Entrada: gratuita e retirada de ingresso no site da Sympla https://bileto.sympla.com.br/event/88531/d/225223/s/1524940
19h – Peça “Ninguém sabe o meu nome” – aborda a história de uma mãe preta de meia idade que se pergunta como deve educar seu filho para enfrentar uma sociedade que não o reconhece como igual. Em cena, a atriz Ana Carbatti – indicada ao Prêmio Shell e ao APTR pelo papel – se múltipla em muitas vozes e corpos, cujas expressões são as premissas do projeto.
Local: Sala Eletroacústica
Entrada: a partir de R$30 na bilheteria da Cidade das Artes ou no site da Sympla https://bileto.sympla.com.br/event/88288/d/223950/s/1515106
21/11
14h30 – Exposição de abertura oficial da Consciência Negra sobre o tema “Diáspora Africana”, no Salão Nobre da sede da GM-Rio, em São Cristóvão e Colóquio Inter-religioso, no auditório da GM-Rio.
14h às 17h – Debate “Adolescências, judicialização da vida e questão racial: perspectivas da assistência social”, Auditório da 3ª Coordenadoria Regional de Educação, Engenho Novo, na URS Casa Viva Del Castilho/ 3ª CAS
17h – Arquivo Geral da Cidade divulga a entrevista exclusiva com a cantora, compositora e política Leci Brandão. Leci é a entrevistada dos Depoimentos Cariocas que vai ao ar a partir de 17h, no YouTube do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro. Para assistir, clique no link https://youtu.be/i7n0O-wmmuM (com chat aberto a quem assistir na estreia) Horário:. Gratuito
22/11
Atividades promovidas pela Guarda Municipal no CIEP Brigadeiro Sergio de Carvalho, em Campo Grande:
8h – Palestra sobre Diáspora Africana
10h – Apresentação da Banda de Música no CIEP – 10h
10h30 – Apresentação de capoeira
Atividades promovidas pela Guarda Municipal na Praça Susana Naspolini em Realengo:
15h – Apresentação da Banda de Música
15h30 – Apresentação de capoeira na praça
24 a 26/11
Festival África Mundi: grande comemoração do Novembro Negro RIO 2023 que vai celebrar os 50 anos do movimento hip hop, com, batalhas de rimas, baile charme e outras atrações da cultura afro-carioca. Exposição de produtos de afroempreendedores. Evento gratuito
24/11
10h – Palestra sobre o tema Diáspora Africana no Auditório da GM-Rio
15h – Apresentações de danças típicas, na quadra da sede da GM-Rio
25/11
9h às 17h – Encontro das baianas de acarajé.Muhcab (Rua Pedro Ernesto 80, Gamboa). Entrada franca. Livre.
26/11
10h às 22h – 35 anos da Fundação Palmares e lançamento do Ajeum Fest/llê aiê: Comemoração de aniversário da Fundação Palmares. Muhcab (Rua Pedro Ernesto 80, Gamboa). Entrada franca. Livre.