Professores da EJA em Sorocaba compartilham práticas e ampliam saberes – Agência de Notícias
6 de agosto de 2025
17:57
Por: Secom
Fotos: Educação/Divulgação
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu) e sua Divisão de Apoio Técnico-Pedagógico (DATP), tem promovido, no decorrer do ano, formações pedagógicas mensais voltadas aos professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino. As ações fazem parte da política de valorização dos profissionais da Educação e do compromisso com a qualidade do ensino público, em todas as suas modalidades, no município.
Na última quarta-feira (30), foi realizada mais uma edição do ciclo formativo, desta vez com um encontro especial de “Compartilhamento Pedagógico”. O momento reuniu educadores da EJA para a socialização de práticas exitosas desenvolvidas durante o primeiro semestre letivo, promovendo a troca de experiências e o fortalecimento coletivo do trabalho docente.
No encontro, que ocorreu em clima de acolhimento e colaboração, os professores apresentaram projetos e atividades que ampliaram o engajamento dos estudantes, contribuíram para a alfabetização de adultos e estimularam o protagonismo dos estudantes em sala de aula. As experiências compartilhadas mostraram, na prática, como a criatividade, a escuta ativa e o planejamento pedagógico bem estruturado fazem a diferença no processo de ensino-aprendizagem. Vale destacar que todas essas práticas estão fundamentadas no Currículo da EJA – Sorocaba, documento elaborado pelos próprios professores da rede municipal, entre os anos de 2022 e 2023, após um processo coletivo de estudos e validação, considerando as necessidades e o perfil dos estudantes atendidos. O documento pode ser acessado no link: Caderno nº 15 – Currículo da EJA, Prefeitura de Sorocaba.
“A troca de experiências é sempre válida. Olhar de pontos diferentes e obter informações sobre as práticas se faz necessário e pertinente”, destacou a professora Alda Fabiana da Silva Fanti, da E.M. “Maria de Lourdes Ayres de Moraes”.
Além disso, Sorocaba integra o Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e pela Qualificação da Educação de Jovens e Adultos, iniciativa do Governo Federal que visa garantir o direito à alfabetização de jovens, adultos e idosos em todo o país. Como parte das ações do pacto, os professores da EJA da rede municipal participam atualmente de um curso de extensão universitária oferecido pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), voltado à formação do educador para a atuação em processos de alfabetização, com foco em uma educação emancipadora, crítica, reflexiva e inclusiva.
“Este momento de encontro e compartilhamento é fundamental para fortalecer nossa prática pedagógica e renovar nosso compromisso com a educação de jovens e adultos. É a partir das trocas de saberes, na escuta atenta e na reflexão coletiva que construímos estratégias cada vez mais efetivas para atender às necessidades específicas dos nossos estudantes. Sinto que, juntos, estamos construindo uma EJA cada vez mais inclusiva, crítica e transformadora”, destacou a professora formadora da EJA, Taís Klarosk.
As formações mensais, somadas ao investimento em capacitação continuada, evidenciam o compromisso da Prefeitura de Sorocaba com uma educação pública de qualidade, que respeita a trajetória dos sujeitos da EJA e garante oportunidades reais de aprendizagem e transformação social.
“As formações mensais são momentos essenciais para refletirmos sobre nossa prática e para trocarmos experiências que fazem a diferença no dia a dia da sala de aula. As atividades desenvolvidas na EJA são profundamente significativas e mostram o quanto esse trabalho é rico, potente e transformador”, afirmou a coordenadora administrativa Izaura Mendes Rosa Maganhato.