12 de novembro de 2025

CACELLAIN OLIMPÍADAS COPA DO MUNDO JOGOS AO VIVO

Olimpíadas, Prognósticos, palpites de futebol ESCALAÇÕES E NOTÍCIAS, Prognósticos, palpites de futebol ESCALAÇÕES E NOTÍCIAS Blog do Apostador on-line, dedicado a dicas das melhores casas de apostas, prognósticos e palpites de partidas de futebol no Brasil e Mundo

Secretaria da Educação realiza o 4º Festival de Dança do projeto “Eu Pratico Esporte Educacional Escolar” – Agência de Notícias

Fotos: Michelle Alves/Secom

Com apresentações divididas entre os dias 11 e 12 de novembro, o evento teve início na tarde desta terça-feira (11), no Teatro Municipal “Teotônio Vilela”

Energia, ritmo e alegria. Esses foram os principais ingredientes que o público que compareceu ao Teatro Municipal “Teotônio Vilela” para assistir ao 4º Festival de Dança do projeto “Eu Pratico Esporte Educacional Escolar” neste ano pôde presenciar. O evento faz parte das ações do projeto da rede municipal de ensino, promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), encerrando um ano inteiro de atividades e muito aprendizado.

Devido à grande quantidade de alunos que atualmente integram a modalidade dança do “Eu Pratico”, os gestores da Sedu resolveram desdobrar o festival, que chega a 2025 em sua 4ª edição consecutiva, em dois dias de apresentações, iniciadas nesta terça-feira com os alunos da E.M. “Prof. Amin Cassar”, localizada no Jardim Paulista.

A plateia ficou lotada, com pais e outros familiares dos alunos, para assistir aos números de dança, que tiveram como tema o Cinema. Assim, se sucederam no palco interpretações inspiradas em “O Fantasma da Ópera” (turma 4º A e um convidado); “A Máscara do Zorro” (com participação especial de gestores da Sedu); Mary Poppins (3º B); Footloose (5º B); “A Noviça Rebelde” (3º A); “Os Embalos de Sábado à Noite” (5º A); “Os Caça-Fantasmas” (4º A); Flashdance (4º B); “A Bela e a Fera” (com participações especiais da gestora Priscila Diogo, seu filho Leonardo e o diretor da E.M. “Basílio da Costa Daemon”, Sandro Meira); “Mamma Mia” (com participações especiais de professores e gestores da Sedu); e “Top Gun”, com todos os alunos voltando ao palco.

O espetáculo de dança também foi prestigiado pelo secretário da Educação, Fernando Marques. “Esta é uma iniciativa de muita importância pois valoriza a dedicação das crianças e o empenho de toda a equipe da Sedu engajada em sua realização. É um evento emocionante e que demonstra o quanto os alunos evoluíram nesta atividade ao longo do ano”, falou o secretário.

O que vemos aqui é a culminância de um trabalho que vem sendo realizado há muitos meses, com a nossa professora, Viviane Martins, e toda nossa equipe. Além da qualidade técnica da professora, contamos ainda com o engajamento dos estudantes. Muitos pensam que as crianças só gostam do que é novo, do que aparece no TikTok, mas eles gostam do clássico também. Às vezes, falta apenas o repertório, e a escola tem esse papel, de propagar a cultura, ressignificar quando é necessário, mas fazendo as crianças valorizarem e que tenham acesso a esse conhecimento. Então, para nós, é um momento de muita alegria e reconhecimento”, disse a orientadora pedagógica da escola, Jéssica Correia Vieira.

Responsável por todas as coreografias do dia, a professora Viviane Martins também marcou presença no palco, em momentos pontuais mas muito significativos das apresentações. “No momento que a Priscila disse que o tema era cinema, eu fiquei encantada. Voltei à minha infância, eu pensei na infância dos pais e dos avós das crianças. Eu queria mexer com esse momento, sabe? Que o avô visse e falasse ‘ah, eu filme de quando eu era criança’. Nossa, eu fiquei assim, deslumbrada e sonhando com esse dia. E ficou lindo, né? As crianças deram um show. Elas se prepararam, ensaiaram, elas ensaiaram demais. E também se preocuparam com todos os detalhes. Eles brilharam! E acho que o que mais me surpreendeu neles foi a responsabilidade. São turmas grandes, cada uma com 25, 30 crianças. Achei que algumas talvez não fossem aparecer, acontece. Sei lá, algum imprevisto. Mas todos vieram. Ontem tinha uma criança com febre, nós colocamos ele sentado e ele ficou sentadinho e fez questão de assistir ao ensaio. Então, é essa responsabilidade deles que está me surpreendendo a cada dia. Acho que é o gosto pela dança, né?”, comentou a professora.

Outra professora, Mari Moraes, também fez a sua participação no palco, no papel de Mary Poppins. Diferente de Viviane, ela não é bailarina. Mas ajudou a dar brilho ao número, um clássico do cinema e dos palcos. “Já fiz teatro, mas dança não. Então, é tudo da arte da Viviane mesmo. E aprendi um pouco junto aos alunos. Para mim, o resultado foi maravilhoso, especialmente por eles. E, gostei tanto, que da próxima vez também podem contar comigo.”

No palco pela primeira vez, os alunos Enzo e Sofia, ambos de nove anos, estavam ansiosos e eufóricos por fazerem parte do espetáculo. “É o máximo, primeira vez que venho ao Teatro Municipal. Foi muito legal! Muito bacana. E o que eu mais gostei foi das danças. Estamos ensaiando desde o começo do ano, e acho que ficou muito bonito”, Enzo avalia.

Sua colega, a aluna Sofia, admite que antes nunca tinha sonhado em dançar. Foi com o projeto “Eu Pratico Esporte Educacional Escolar”, na escola, que passou a se interessar pela atividade. E não se arrepende. “Ah, eu estou achando o máximo, nossa dança é o máximo! Estou amando participar. Gostei de vir ao teatro, de ver as outras danças também, de tudo. E das músicas. Está tudo ótimo!”, resumiu Sofia.