12 de novembro de 2025

CACELLAIN OLIMPÍADAS COPA DO MUNDO JOGOS AO VIVO

Olimpíadas, Prognósticos, palpites de futebol ESCALAÇÕES E NOTÍCIAS, Prognósticos, palpites de futebol ESCALAÇÕES E NOTÍCIAS Blog do Apostador on-line, dedicado a dicas das melhores casas de apostas, prognósticos e palpites de partidas de futebol no Brasil e Mundo

Cursos levarão modernidade e sustentabilidade à Diadema  – IFSP

Eixos tecnológicos e cursos foram anunciados nesta segunda (10/11) 

A população de Diadema conheceu na noite desta segunda-feira, 10 de novembro, os eixos tecnológicos e os cursos a serem implementados no futuro Campus Diadema do Instituto Federal de São Paulo. A proposta é levar modernidade e sustentabilidade ao município.  

Com muita expectativa por parte dos presentes na terceira audiência pública para implementação de um campus do IFSP na cidade de Diadema, realizada na Câmara Municipal, a diretora-geral da unidade, Claudia Oliveira, anunciou os eixos tecnológicos e os cursos que serão oferecidos à população.  

Claudia e Silmário (de camisa branca)A escolha se deu após inúmeras conversas entre o IFSP, o poder público municipal, os arranjos produtivos locais, lideranças comunitárias e a população em geral. Também foi realizada uma minuciosa pesquisa acerca do perfil econômico, social e populacional da cidade, além do levantamento da oferta de cursos por outras instituições de ensino na região.   

O primeiro eixo tecnológico a ser ofertado será o de Controle e Processos Industriais, com os cursos de Automação Industrial e de Instrumentação Industrial. “O primeiro curso vai trazer modernidade para os nossos parques fabris, além da reindustrialização, aplicando a Indústria 4.0 mais a Inteligência Artificial. O segundo curso é muito demandado e também é base para a Indústria 4.0. Será um diferencial para juntarmos controle com processo aplicados à indústria”, aponta a diretora.  

Dentro do segundo eixo, Informação e Comunicação, está o curso de Programação de Jogos Digitais, que, segundo Claudia, alinha tecnologia, arte, comunicação e inteligência artificial, dialogando com diversas áreas do conhecimento. “Os alunos formados poderão atuar em startups, em empresas de tecnologia, na área de educação, pensando em plataformas gamificadas, na gestão de projetos e em empreendedorismo. Esse eixo também está engajado à Indústria 4.0.”  

Por fim, foi definido o curso de Meio Ambiente, dentro do eixo de Meio Ambiente e Saúde, que tem a missão de olhar para o controle da poluição em uma região altamente industrializada e com a presença da Represa Billings, um dos maiores e mais importantes reservatórios de água da Região Metropolitana de São Paulo. “Então, o curso terá uma formação voltada para a sustentabilidade, a economia circular e a eficiência energética”, avalia Claudia.  

O reitor Silmário Batista dos Santos destacou que a oferta de cursos alinhada às demandas do setor produtivo local contribui diretamente para o desenvolvimento regional, uma vez que as empresas passam a contar com mão de obra qualificada e os profissionais podem trabalhar perto de suas residências. “A chegada do Campus Diadema do IFSP é um marco histórico porque traz oportunidades e esperança. É ensino público e gratuito dentro da perspectiva de formação profissional que será absorvida pelo arranjo produtivo local.”  

Felipe Sigollo, secretário municipal de Educação, falou sobre a expectativa para que os cursos do IFSP sejam iniciados o mais rapidamente possível, para que a população tenha acesso à qualidade do ensino ofertado pelo Instituto Federal.  

Professora e diretora aposentada de escola estadual e diretora do Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), Dagmar Aparecida Rodrigues Silveira destacou a relevância social da chegada do IFSP à cidade. “O IF vai atender os alunos da classe trabalhadora periférica do nosso município. Os alunos da rede estadual são merecedores desse IF. É por meio dele que muitos terão novas perspectivas de vida, de conhecimento e de educação”, finalizou.