O Gabinete de Transição da Prefeitura do Rio iniciou sua segunda semana de oficinas, nesta segunda-feira (9/12), com foco no eixo temático Futuro, Economia e Felicidade. Duas oficinas reuniram representantes da Prefeitura no IMPA Tech, localizado no Porto Maravalley, na região do Porto Maravilha, para debater ideias para o Plano Estratégico 2025-2028.
Pela manhã, participaram da primeira oficina representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico (SMDUE), incluindo o atual secretário Thiago Dias, o secretário de Cultura, Marcelo Calero, o presidente da Invest.Rio, Alexandre Vermeulen, e Anderson Correia, da Subsecretaria de Planejamento Urbano. Durante o encontro, foram citados exemplos de conquistas do município na área cultural, como as Bibliotecas do Amanhã e o papel da RioFilme, que contribuiu para o Rio de Janeiro se tornar a terceira cidade mais filmada do mundo. A SMDUE também destacou a nova bolsa de valores na cidade, a atração de investimentos privados e pacotes regulatórios. Já a Invest.Rio lembrou que projetos como o próprio Porto Maravalley surgiram de dinâmicas semelhantes às oficinas de planejamento, com debates e propostas de soluções.
Os participantes foram provocados a refletir sobre o futuro da cidade que estão construindo, trazendo insights que serão usados para desenvolver o plano estratégico. Foram discutidas soluções transversais para ampliar o escopo dos programas culturais e também para atrair mais investimentos para o Rio de Janeiro, simplificando os processos.
À tarde, a segunda oficina, com o mesmo tema, contou com a presença do presidente da Riotur, Patrick Corrêa, além de representantes das secretarias municipais de Turismo, Trabalho e Renda e Ciência e Tecnologia. Durante a avaliação do último ano, destacaram-se eventos como o show de Madonna no Rio, renovações no Sambódromo e a inauguração das novas Naves do Conhecimento, da Arena Gamer, além de programas como o Empreenda Rio e o Aprendiz Carioca.
O encontro seguiu com um debate sobre como melhorar o apoio e o investimento no crescimento da economia carioca, com ênfase no suporte a empreendedores, na valorização do setor de turismo e na contenção da taxa de desemprego.
O Gabinete de Transição
O trabalho do Gabinete de Transição do novo governo municipal começou na segunda-feira (2/12) e irá até o fim de dezembro. Ele tem como um dos objetivos principais iniciar o debate de ideias e metas que poderão fazer parte do Planejamento Estratégico 2025-2028.
O Planejamento Estratégico do novo governo terá como um de seus pilares a eficiência da gestão do município e é composto por cinco eixos temáticos: Equilíbrio Fiscal, Boa Gestão e Governança; Civilidade e Segurança; Futuro, Economia e Felicidade; Longevidade, Equidade e Humanidades; Infraestrutura, Prevenção a Desastres e Resiliência.
A coordenação do Gabinete de Transição é feita pelo vice-prefeito eleito Eduardo Cavaliere e tem por função elaborar as bases e ideias que poderão integrar o Planejamento Estratégico 2025-2028. Para estimular o debate de iniciativas, oficinas sobre os eixos temáticos do novo governo têm sido realizadas sob a coordenação da presidente da Fundação João Goulart, Rafaela Bastos, e da subsecretária de Planejamento e Acompanhamento de Resultados, Fernanda Mofati.