Medidas imediatas e eficazes adotadas pela Agepen contêm focos de doenças na Penitenciária de Dourados
Graças a medidas imediatas e eficazes para combater os focos de escabiose (sarna) e furunculose identificados na PED (Penitenciária Estadual de Dourados), adotadas pela Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), em conjunto com instituições parceiras, em menos de um mês conseguiu reduzir em cerca de 70% a incidência das doenças entre os internos no local.
Autoridades da Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública, Agepen, Poder Judiciário, Ministério Público e Secretaria de Saúde do município estiveram na PED, nessa quinta-feira (8.2), verificando o quadro atual e discutindo outras ações preventivas, de modo a evitar novas incidências de doenças de pele entre a massa carcerária. Presente no encontro, o secretário-executivo de Justiça da Sejusp, Rafael Garcia Ribeiro, destacou que durante a visita foi possível observar todos os avanços já conquistados, devido ao empenho de todos os envolvidos, conseguindo amenizar a situação.
“Houve um grande comprometimento das secretarias de Saúde do Estado e do Município, Agepen, Judiciário, Ministério Público e OAB, tornando possível o controle da situação, hoje estamos com pouco mais de 100 internos em tratamento”, elogiou o secretário-executivo. “Então, viemos pessoalmente, a pedido do secretário da Sejusp, Antonio Carlos Videira, verificar o que pode ser complementado não só na questão da saúde, como em outras demandas da unidade”, complementou.
O juiz da 3ª Vara Criminal de Dourados, Ricardo da Mata Reis, também ressaltou a importância desse trabalho conjunto na busca de soluções. “No começo de janeiro, fomos informados da situação, pela direção, e o Poder Judiciário buscou ajudar, contribuímos com a substituição de mil colchões, e também na confecção de uniformes”, informou o magistrado, durante a reunião, em que esteve acompanhado pelo promotor da 8ª Promotoria de Justiça, Juliano Albuquerque.
Após percorrer os pavilhões e setor de saúde da PED, juntamente com as autoridades, o diretor-presidente da Agepen, Rodrigo Rossi Maiorchini, avaliou que a situação já está normalizada no local e agradeceu o empenho da direção e de todos os policiais penais envolvidos, bem como o apoio das instituições parceiras. “Foram tomadas decisões precisas e promovidas ações rápidas, resultando hoje em um número bem menor de casos, estamos felizes pela atuação de todos “, afirmou o dirigente.
De acordo com o diretor da PED, Rangel Schveiger, entre as providências já adotadas e que possibilitaram o controle das doenças, bem como a redução significativa de casos ativos, foi autorizado o aumento do período do banho de sol nos locais necessários, com a finalidade de maior arejamento coletivo; tratamento com medicação; desinsetização e higienização total da penitenciária (áreas de vivência, interior de celas, corredores, salas). “Medicamentos foram disponibilizados à unidade penal para o tratamento adequado, além da promoção de palestras educativas”, informou.
Outra importante medida adotada é que todos os internos que ingressam na penitenciária passam por higienização corpórea e substituição de vestuários pelo uniforme padrão. A uniformização está sendo ampliada a toda massa carcerária, com uniformes confeccionados na oficina de costura do presídio, com uma produção média de 200 peças ao dia.
Com foco na melhor higienização, a lavanderia a penitenciária foi reativada e no local são lavados todos os cobertores, toalhas de banho e lençóis de todos os internos, com 800 quilos de roupas lavadas e desinfetadas todos os dias.
A Agepen providenciou, ainda, a higienização por empresa especializada em todas as celas e pavilhões da Penitenciária Estadual de Dourados, com ciclos de aplicações contínuos.
Também participaram da visita técnica à PED, nessa quinta-feira, o secretário-adjunto de Saúde do Município de Dourados, Rafael Matos; o diretor-geral da Polícia Penal, Creone Batista; o chefe-de gabinete da Agepen, Luiz Rafael de Melo Alves; a diretora de Assistência Penitenciária, Maria de Lourdes Delgado Alves e o diretor de Operações, Flávio Rodrigues, entre outros.