Fundado no dia  21 de Maio de 2012, o  Ricanato Futebol Clube, da cidade de Palmas (TO), mudou de nome.  Na quarta-feira, dia 09 de novembro de 2016, a agremiação anunciou, oficialmente, que a partir desta data passa a se chamar Capital Futebol Clube.  Além de mudar o nome, o clube alterou as suas cores, trocando o azul e branco pelo rubro-negro.

A breve história pós fundação veio somente em 2014, quando se profissionalizou para disputar o Campeonato Tocantinense da 2ª Divisão. Nesta competição terminou em 3º lugar, onde mandou seus jogos no Estádio General Sampaio, em Porto Nacional.

Em 2015, subiu um degrau, terminando com o vice-campeonato, só atrás do  Miracema (campeão da Segundona). Com o resultado, o Ricanato e o Miracema foram promovidos ao Campeonato Tocantinense da 1ª Divisão. Desde então, a equipe joga suas partidas como mandante no estádio Nilton Santos, em Palmas.

Neste ano, o Ricanato debutou na Elite do futebol tocantinense. Com a participação de 8 (oito) clubes, terminou na 5ª colocação. Foram 14 jogos, com quatro vitórias, quatro empates e seis derrotas; marcando 16 gols e sofrendo 18, com saldo negativo de dois. Nas divisões de base, o clube vem realizando um bom trabalho.  Em 2013 faturou dois títulos em torneios na Sub-17 e Sub-19, além de ter se tornado o 1º clube de Tocantins a disputar a Taça BH de Futebol, em Belo Horizonte (MG).

Em 2015, o clube faturou o título interestadual com campanhas da equipe Sub-17. E, recentemente, no mês de novembro de 2016, o Ricanato se sagrou campeão do Campeonato Tocantinense Sub-18. Com esse resultado, o clube assegurou o direto de disputar, pela primeira vez, a Taça São Paulo de Futebol Júnior, em janeiro de 2017

Abaixo, a nota na íntegra, sobre o comunicado oficial da mudança do nome: “Na busca de ser destaque nas competições locais e nacionais, acompanhando o que há de melhor e mais moderno em administração de clubes, nasce em Palmas, o Capital Futebol Clube, que irá substituir o Ricanato FC. O projeto já está em curso e a partir da próxima temporada, a equipe ganhará, inclusive, novas cores: vermelho e preto (rubro-negro). O CNPJ será o mesmo, apenas haverá a mudança do nome do clube.

Segundo o presidente do Ricanato FC, Ricardo Carreira, o objetivo principal a ser cumprido é continuar a administração profissionalizante, mas agora com uma perspectiva ainda mais ousada. Ou seja, incorporar ao clube o nome da Capital, o nome do Tocantins – e lançar o Estado por intermédio de um time que vai brilhar nacionalmente, dentro dos princípios que estão sendo adotados pelos grandes clubes internacionais“.

FONTE & IMAGENS: Wikipédia – Página do Clube no Facebook – Escudos do Mundo Inteiro – Conexão Tocantins – Homero Queiroga

   
© 2017 História do Futebol Suffusion theme by Sayontan Sinha