O Ipiranga Futebol Clube foi uma agremiação da cidade de Florianópolis (SC). A equipe Alviverde foi Fundada no dia 31 de Julho de 1941, e tinha a sua Sede fica localizada no bairro Saco dos Limões, em Florianópolis. O presidente de honra era Telmo Vieira Ribeiro.

As cores do escudo, bandeira e uniforme eram verde e branca. Dois estádios sediavam jogos da equipe: Vila Operária e Adolfo Konder. O Ipiranga está extinto, mas permanece no coração e memória daqueles que de alguma maneira participaram da vida deste clube.

Entre eles, citamos os ex-diretores, membros da comissão técnica de atletas, Ari Ocampo Moré, Joaquim Matos, Antônio Dias, Mário Raulino, Osvaldo Wiethorn, Nilton Maciel, Osvaldo da Silveira,Lothar Schaeffer, Placidinio Vieira, Francisco Vieira, João Heleodoro Ferreira, Arnoldo Régis e Nelis Cardoso.

O diretor e atleta Lothar defendeu o Paula Ramos em 1945. Ele estava em campo no fatídico dia que o Avaí aplicou 21 a 3, a maior goleada na história do futebol catarinense.

A temporada mais marcante do Ipiranga ocorreu em 1949. O clube participou da Divisão de Amadores do campeonato de Florianópolis, fez excursões ao interior do Estado e disputou um amistoso com o São Cristóvão, do Rio de Janeiro, na Vila Operária. Sim! O time carioca, campeão estadual em 1926, pisou no lendário campo do Saco dos Limões.


FONTES: Mercado Livre – pesquisa e arquivo do autor, Osny Meira, O Estado

   
© 2017 História do Futebol Suffusion theme by Sayontan Sinha