18 de abril de 2024

CACELLAIN COPA DO MUNDO JOGOS AO VIVO

, Prognósticos, palpites de futebol ESCALAÇÕES E NOTÍCIAS, Prognósticos, palpites de futebol ESCALAÇÕES E NOTÍCIAS Blog do Apostador on-line, dedicado a dicas das melhores casas de apostas, prognósticos e palpites de partidas de futebol no Brasil e Mundo

Prefeitura de Cuiab | Abertura da campanha 21 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violncia Contra Mulher aborda as diversas manifestaes de violncia de gnero

4 min read

Os debates promovidos pela campanha “21 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher” iniciaram nesta quarta-feira (22), no auditório da Secretaria Municipal da Mulher, instalada na avenida Getúlio Vargas. A solenidade de  abertura contou com a parceria da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Banco do Brasil e a Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica.

A programação, que teve início no Dia da Consciência Negra (20 de novembro), é uma ação da Prefeitura de Cuiabá, praticada em todo o país, para estimular reflexões sobre os variados cenários de violência de gênero na capital, que já registra cinco feminicídios neste ano.

Dentre os diversos tópicos levantados, foram discutidas as diversas formas de violência doméstica e familiar, como agressões físicas, psicológicas, patrimoniais e a de política de gênero, que ocorre quando a mulher está em alguma posição de liderança.

“Essa mulher pode estar em um mandato eletivo, representando uma associação ou sindicato, movimento social e, quando ela se manifesta politicamente, pode sofrer violência, seja ela física ou não, como o silenciamento, a negação de voz ou o desligamento do microfone”, exemplificou Priscila Estela, mestranda em Políticas Sociais.

Outra forma de violência de gênero discutida foi a patrimonial, na qual o agressor utiliza dinheiro, documentos ou bens para controlar a mulher e inibir sua liberdade.

O Banco do Brasil trouxe algumas iniciativas para oferecer condições para que a mulher saia desse ciclo de violência e adquira sua independência financeira. Além da renegociação de dívidas da instituição, o programa de capacitação profissional da prefeitura e o acesso ao microcrédito pelo Cuiabanco também foram citados como políticas de combate à violência doméstica, em especial a patrimonial.

“Essas são ações que possibilitam que essas mulheres sejam inseridas no mercado de trabalho e tenham sua renda de forma honesta, com seus nomes limpos”, disse Maria Cristina Bolzan, gerente de Relacionamento do Banco do Brasil.

Política 

A titular da pasta da Mulher, Cely Almeida, ressaltou a atuação da administração do prefeito Emanuel Pinheiro nas políticas de gênero ao longo dos dois mandatos. A criação da Secretaria da Mulher, inédita em Mato Grosso, e projetos e programas que ganharam destaque nacional foram destacados.

“Nós somos liderados pela nossa primeira-dama Márcia Pinheiro, que é uma mulher sensível à causa, principalmente pela sua visão humanitária, que idealizou grandes projetos que ganharam o país”, destacou.

O Núcleo de Apoio à Primeira-dama, coordenado por Márcia, tem atuado como apoio institucional à Secretaria da Mulher, propondo programas, ações e políticas nas áreas da Mulher e Assistência Social.

Iniciativas como o Espaço de Acolhimento da Mulher (o primeiro do Brasil dentro de um hospital público), Qualifica Cuiabá (vencedor de prêmios nacionais) e a caminhada histórica que reuniu mais de 7000 pessoas são referências no combate à violência contra mulher.

“Vamos buscar durante esses dias levar toda essa sensibilização contra a violência de gênero, mas também informar à população acerca dos nossos mecanismos de denúncia, do nosso acolhimento institucional, para que as mulheres se sintam seguras a denunciar e sair desse ciclo vicioso”, explicou Cely.

História

Desde 1991, a ONU convoca o mundo inteiro para discutir questões relacionadas à violência contra as mulheres por meio de uma campanha anual global. A campanha “16 Dias de Ativismo” tem início todo dia 25 de novembro, Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher, e termina no dia 10 de dezembro, Dia dos Direitos Humanos.

No Brasil, os 16 dias se ampliaram para 21 para destacar a dupla discriminação vivida pelas mulheres negras, e as atividades começam antes, no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.

Programação:

Dia 22/11 às 8h – Secretaria da Mulher (auditório): Abertura da campanha 21 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra Mulher.

Dia 24/11 às 8h – Câmara de Vereadores de Cuiabá: Audiência Pública sobre os órfãos do feminicídio.

Dias 27 e 28/11 às 8h – Tribunal de Justiça de Mato Grosso: 1º Encontro das Redes de Enfrentamento à Violência Doméstica.

Dia 29/11 às 19h – Faculdade Invest de Ciência e Tecnologia: Palestra “Quebrando o Silêncio”.

Dia 01/11 às 9h – CRAS Novo Colorado: Cine Mulher – 21 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra Mulher.

Dia 05/12 às 8h30 – CCI Aidee Pereira: Cine Mulher – 21 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra Mulher.

Dia 06/12 às 8h30 – Prefeitura de Cuiabá (Auditório): Palestra “Homens pelo Fim da Violência Contra a Mulher”.

Dia 06/12 às 13h30 – CRAS Osmar Cabral: Cine Mulher – 21 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra Mulher.

 

Confira:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *