28 de março de 2024

CACELLAIN COPA DO MUNDO JOGOS AO VIVO

, Prognósticos, palpites de futebol ESCALAÇÕES E NOTÍCIAS, Prognósticos, palpites de futebol ESCALAÇÕES E NOTÍCIAS Blog do Apostador on-line, dedicado a dicas das melhores casas de apostas, prognósticos e palpites de partidas de futebol no Brasil e Mundo

HGNI promove ação pelo Dia Nacional do Doador de Sangue

3 min read

Banco de sangue fará homenagens aos doadores em alusão à data

Em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado em 25 de novembro, o Hospital Geral de Nova Iguaçu irá promover ações para estimular a doação de sangue e homenagear as pessoas que se dedicam para ajudar quem precisa. Nas próximas sexta-feira (24) e sábado (25), o banco de sangue estará decorado em alusão ao tema, com espaços para divulgação de fotos nas redes sociais, mensagens de agradecimento aos doadores, entre outras atividades. As doações podem ser feitas das 7h30 às 18h.

“Doar sangue é um gesto solidário que faz uma diferença enorme para os pacientes. Nesta semana vamos prestigiar os doadores e reforçar a importância de manter o estoque do HGNI abastecido, um hospital que atende praticamente toda a Baixada Fluminense”, destaca o secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Nobre Cavalcanti.

Além de prestigiar os doadores, outro objetivo da ação é chamar a atenção para a necessidade de manter o estoque abastecido. Com a proximidade do fim do ano, época marcada também por dias com temperaturas elevadas, a procura das pessoas para doar sangue costuma cair. O HGNI precisa de 800 doações por mês para atender as demandas de transfusão dos pacientes que chegam à emergência ou estão internados e precisam de tratamento cirúrgico.

“Nossa expectativa é que a população aceite o convite do banco de sangue e venha doar, porque precisamos manter nossos estoques abastecidos para ajudar quem precisa”, explica Renata de Jesus, responsável pela captação de sangue do HGNI.

Embora muitas pessoas venham doar sangue para algum conhecido que esteja internado, essa ação também pode ajudar a salvar outras vidas, como explica a professora Heloísa Cristina Lima, de 46 anos, que doou pela primeira vez.

“Um amigo que está internado precisou de doações e eu arrumei tempo para vir. O sentimento é de dever cumprido. Aconselho todo mundo a vir também, pois são só uns minutinhos que podem ajudar muita gente”, conta ela, que garantiu voltar no futuro para ajudar mais pessoas.

A autônoma Laudeci Praxedes, de 67 anos, está próxima de completar a idade limite, de 69, para fazer as doações de sangue. Se engana quem acha que ela está pensando no futuro, porque ainda há muito tempo pela frente, como ela mesma explica.

“Hoje eu vim doar por conta própria. Sei que só posso doar até 69 anos, mas até lá eu ainda vou poder ajudar muita gente”, ressalta.

Transporte gratuito

Outra ação para atrair mais doadores de sangue é o transporte gratuito para grupos de pessoas. Quem estiver interessado pode entrar em contato pelo telefone (21) 99695-7470, com até três dias de antecedência a data prevista da doação para verificar a viabilidade do serviço, que também atende cidades vizinhas à Nova Iguaçu. Ainda pelo telefone acontece uma pré-triagem para verificar se as pessoas estão aptas a doar. Ao fim do processo, a unidade disponibiliza, gratuitamente, um carro de aplicativo ou van, para fazer o transporte deste grupo.

Principais requisitos para doar sangue

– Apresentar documento de identificação com foto;

– Ter entre 16 e 69 anos, sendo que os maiores de 60 já devem ter doado sangue em outra ocasião e estar em boas condições de saúde;

– Pesar mais de 50 kg;

– É contraindicada a doação quem ingeriu bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

– Não é preciso estar em jejum, mas evite alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação;

– Quem teve sintomas de gripe ou resfriado deve aguardar dez dias após terminar o tratamento medicamentoso;

– Pessoas vacinadas precisam esperar até 48h para fazer sua doação;

– Quem fez tatuagem ou piercing deve aguardar até 12 meses para doar; Exceto piercing na língua ou partes genitais que estará apto para doação um ano após a retirada;

– Diabéticos precisam estar com a glicose controlada e não fazer uso de insulina;

– Quem fez endoscopia ou colonoscopia precisa esperar seis meses;

– Não ter doença de chagas ou infecção sexualmente transmissível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *