A Associação Desportiva Araraquara (ADA) é uma agremiação da cidade de Araraquara (SP). A equipe Alvianil foi Fundada em 09 de Janeiro de 1952, por Pereira Lima, o mesmo fundador da Ferroviária,  após a entre dois times amadores de Araraquara, o Paulista Futebol Clube (uma tradicional equipe do bairro do São José) e o São Paulo Futebol Clube.

Foi uma das mais importantes equipes criadas nos tempos áureos do futebol paulista. Fundada logo após a o nascimento da Ferroviária, e por boa parte daqueles que participaram da fundação da AFE, a ADA representou o rompimento de alguns araraquarenses com o time grená.

A justificativa oficial era que a AFE seria a equipe da Estrada de Ferro Araraquara (EFA), ou um clube fechado, enquanto a ADA , por sua vez, nascia para ser uma legítima representante da cidade no futebol paulista.

A rivalidade era enorme, movimentava a cidade e grandes disputas aconteceram entre a AFE e a ADA na Segunda Divisão (atual A2) de profissionais, no período de 1952 e 1955. Em 1955, a ADA foi a vice-campeã da série e seguiu para disputar o torneio dos campeões, que acabou classificando a Ferroviária para a Primeira Divisão (atual A1), onde o time grená fez história e acabou se transformando em um dos times mais tradicionais do País.

Foi na ADA que surgiu o maior volante da história do Palmeiras, Dudu, que formou ao lado de Ademir da Guia o maior meio campo da história do alviverde paulista. Extinta, a ADA está fora das disputas oficiais desde meados dos anos 60, e através de todos esses anos, apesar de muita gente ainda ter muitas saudades da tradicional equipe, nunca mais se ouviu falar dela em Araraquara.

ADA: O Retorno

E é, porque ela, a ADA, é um dos clubes fundadores da  Liga de Futebol Paulista, entidade que pretende revolucionar o futebol de São Paulo. Desde o começo de novembro, torcedores de dezenas de clubes pequenos do futebol paulistas convivem com a expectativa de ver suas equipes – muitas delas inclusive inativas – novamente em ação.

 

FONTES & FOTO: Wikipédia – Revista Cidade de Araraquara

   
© 2017 História do Futebol Suffusion theme by Sayontan Sinha