16 de abril de 2024

CACELLAIN COPA DO MUNDO JOGOS AO VIVO

, Prognósticos, palpites de futebol ESCALAÇÕES E NOTÍCIAS, Prognósticos, palpites de futebol ESCALAÇÕES E NOTÍCIAS Blog do Apostador on-line, dedicado a dicas das melhores casas de apostas, prognósticos e palpites de partidas de futebol no Brasil e Mundo

Saúde realiza ação alusiva ao Novembro Azul na Praça de Vila de Cava

3 min read

Saúde realiza ação alusiva ao Novembro Azul na Praça de Vila de Cava




A campanha Novembro Azul, que enfatiza os cuidados com a saúde do homem na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, segue em Nova Iguaçu. Em alusão ao tema, nesta segunda-feira (6), o ônibus itinerante da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) estacionou na Praça de Vila de Cava para atender aos moradores da região. Foram oferecidos encaminhamentos para exames de ultrassonografia da próstata e Antígeno Prostático Específico (PSA),  além de serviços de postos de saúde e clínicas da família, como consultas  odontológicas, aplicação de vacinas, aferição de pressão arterial e glicose, testes rápidos para identificar Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e hepatites.

 

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais frequente entre os homens. Os exames devem ser feitos a partir dos 45 anos e, aos 40 anos, para os de grupo de risco. Os dois tipos de exames para o rastreamento do câncer de próstata são a dosagem de PSA e o toque retal.

Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Nova Iguaçu registrou 51 óbitos por câncer de próstata no ano passado. A conscientização para identificação precoce e tratá-lo o quanto antes faz parte da do tema principal da campanha.

O secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Nobre Cavalcanti, enfatiza a importância de o homem ter consciência desse cuidado.

“Durante todo o mês de novembro realizaremos ações com encaminhamentos para ultrassonografia da próstata e testes de PSA, procedimentos essenciais para se detectar o câncer. Vamos atuar com a estratégia de prevenção e orientação. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico do câncer de próstata, maiores são as chances de cura, além de ser menos agressivo”, disse Cavalcanti.

O médico urologista Abdallah Elias destaca que, quanto mais rápido for o diagnóstico do câncer de próstata, há mais chances de cura.

“O tratamento do câncer no estágio inicial é mais eficaz. Por isso é importante que o homem tenha esse cuidado de fazer os exames, porque se tiver algo anormal com a próstata e for detectado o quanto antes, o quadro pode ser revertido”, explicou.

Morador do bairro Vila de Cava, Arcanjo Gabriel de Medeiros, de 65 anos, passava perto da praça e aproveitou a oportunidade para garantir seu encaminhamento para a ultrassonografia da próstata. Ele disse que cuidar da saúde é prioridade.

“Não se deve deixar a saúde para depois. Precisamos nos cuidar, estar com tudo em dia. Eu mesmo já aproveitei e garanti meu encaminhamento para o exame de próstata. Minha saúde em primeiro lugar”, disse.

A próxima parada do ônibus itinerante será no Jardim Pernambuco, nesta quarta-feira (08), a partir das 9h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *