O Clube Atlético Portal Uberlândia Ltda. é uma agremiação da cidade de Uberlândia (MG). O CAP foi Fundado no dia 05 de Abril de 2010. A sua Sede constituída na Rua Antônio Corrêa Júnior, 251, no Bairro de Vigilato Pereira, em Uberlândia. O novo clube surgiu em Uberlândia para a disputa do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão 2011. Um dos idealizadores do projeto, foi o ex-atacante Gilson Batata, de 43 anos. Gilson esteve na direção do clube, chegando a atuar em um amistoso, mas ficando posteriormente ao cargo de treinador da equipe.

O novo clube foi fundado com projetos para jogadores que não tiveram chances no Uberlândia Esporte Clube. Segundo o diretor Gilson, o novo clube não tem qualquer intenção de criar rivalidade com o Uberlândia, mas sim parcerias.

Um exemplo é o Uberlândia emprestar jogadores que não estão sendo aproveitados ao CAP, o que seria bom para o jogador, que ganharia uma experiência. A estreia em competições oficiais teve seu inicio dia 6 de agosto, contra o Araxá, no Estádio Parque do Sabiá, pelo Campeonato Mineiro da Segunda Divisão de 2011.

O time foi formado, em grande parte, por jogadores cedidos pelo Uberlândia Esporte Clube ou vindos de outros clubes de pequeno porte, como Votuporanguense (SP) e Plácido de Castro (Acre).

Terceirona 2011

A primeira participação do CAP em jogos oficiais e profissional foi na Segundona 2011, onde estreou na chave A, ao lado de times como Araxá, Santaritense, Araguari e Jacutinga. O time se qualificou a segunda fase do torneio ficando ao lado de União Luziense, Valeriodoce e Santaritense, porém o time não demonstrou o futebol apresentado na primeira fase e acabou sendo eliminado do campeonato. Neste mesmo ano, Social e Araxá conquistaram o acesso ao Módulo II de 2012.

Terceirona 2012

Em seu segundo ano como profissional, o CAP Uberlândia participou da Segundona 2012. O time foi designado ao Grupo B, ao lado de times tecnicamente bons e tradicionais no futebol mineiro como Nacional de Uberaba, Ituiutabana e Montes Claros.

O time não conseguiu resultados favoráveis e acabou sendo eliminado ainda na primeira fase com resultados vexatórios para um time de futebol. Neste ano, o Minas Futebol e o Democrata de Sete Lagoas garantiram vaga no Módulo II de 2013.

Terceirona 2013

Em sua terceira participação seguida na Segundona 2013, o CAP Uberlândia foi designado ao Grupo A, ao lado de Nacional de Uberaba, Santaritense, Jacutinga e um time da mesma cidade, o Unitri. O time teve uma participação invejável na 1ª fase, avançando juntamente com equipes do Triângulo Mineiro, o Nacional de Uberaba e Unitri.

No hexagonal final, as equipes se juntaram ao Montes Claros, Funorte e Valério. O CAP teve uma boa participação chegando na última rodada com grandes chances de subir ao Módulo II de 2014, dependendo somente de si o CAP necessitava de uma vitória simples contra o Valério, porém acabou sendo derrotado e teve de permanecer ainda na Segunda Divisão do mineiro. Neste ano o Montes Claros e o Nacional de Uberaba conquistaram o acesso ao Módulo II de 2014.

Campeão da Terceirona de 2014

No ano de 2014, o Atlético Portal participou da Segundona 2014, sendo designado ao Grupo C, ao lado do tradicional Uberaba, Ituiutabana e do Fluminense de Araguari, que veio a desistir da competição por questões financeiras.

Na 1ª fase o time passou na segunda posição junto do Uberaba, com a mesma quantia de pontos, porém o critério de desempate, o saldo de golos, deu a vantagem a equipe de Uberaba.

No hexagonal final, a equipe juntou-se ao Uberaba, Funorte, Betinense, Nacional de Muriaé e Valério. Nesta fase a equipe começou com resultados negativos, porém conseguiu se recuperar a tempo, garantindo bons resultados.

Na penúltima rodada o time venceu o Uberaba por 2 a 1 eliminando o time da cidade vizinha, chegando assim a última rodada dependendo apenas de suas forças para subir.

Na última rodada o CAP dependia de suas forças para subir, sendo que uma vitória garantiria a presença do time no Módulo II de 2015 e um empate ou derrota, faria o time depender de outros resultados.

O Nacional de Muriaé com o acesso já garantido perdeu fora para o Uberaba, o Funorte que disputava a vaga com o CAP, venceu, porém a vitória do CAP sobre o Betinense por 2 a 0, fora de casa, garantiu ao time de Uberlândia o acesso e ainda por cima, o título de Campeão da Segunda Divisão de 2014.

Campeonato Mineiro Módulo II 2015

Este ano (2015) o CAP estreou na primeira divisão do futebol mineiro atuando no Módulo II, o time esteve presente na chave B ao lado do Uberlândia, Araxá, Patrocinense, Montes Claros e Tricordiano.

A estréia na competição foi diante o tradicional Uberlândia, sendo o primeiro derby entre as duas equipes em uma competição oficial; o time saiu vitorioso da partida por 3 a 2.

O time comandado por Luiz Eduardo, treinador que conquistou vários acessos pelo estado de Minas Gerais era considerado um dos favoritos à ascensão à primeira divisão, porém uma derrota para o Tricordiano nas últimas rodadas da primeira fase, retirou as chances do time que não foi capaz de passar da 1ª fase.

O CAP encerrou sua participação no torneio com uma derrota para o Uberlândia na última rodada pelo placar de 1 a 0; assim vendo o alviverde uberlandense avançar na competição e posteriormente conseguir o acesso e o título de Campeão Mineiro do Módulo II.

 

FONTE &  FOTO: Wikipédia – Correio de Uberlândia

   
© 2019 História do Futebol Suffusion theme by Sayontan Sinha